O senador Jorge Viana propôs ontem, 2, que a presidenta Dilma Rousseff aproveite a realização da próxima conferencia mundial sobre meio ambiente, a Rio+20, a ser realizada em maio de 2012, e adote um paradigma de crescimento e econômico com redução de emissões de carbono e maior inclusão social. Segundo ele, essa decisão colocará o Brasil em destaque em relação ao mundo e com os dois pés verdadeiramente plantados no século XXI.
“Em vez do PAC-3, o governo poderia lançar o PADS (Programa de Aceleração do Desenvolvimento Sustentável), lastreado no crescimento econômico com melhoria da qualidade de vida da maioria da população e na mudança do padrão de consumo desenfreado que está levando a mudanças climáticas de proporções devastadoras em todo o planeta”, afirmou o senador.
Na opinião de Jorge Via-na, nenhum dos demais paí-ses integrantes do BRIC (bloco de nações em crescimento formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China) tem as mesmas condições de adotar o modelo de desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o Brasil é hoje um exemplo para o mundo, porque tem uma democracia consolidada, um dos melhores programas do mundo de combate à miséria, uma economia em rápido crescimento, e a adoção de uma política de desenvolvimento sustentável seria o coroamento do trabalho realizado pelo governo nos últimos dez anos. (Assessoria)