Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Luiz Tchê convoca deputados estaduais para marcha à Brasília

Durante uma cerimônia no Salão Nobre do Hotel Costão do Santinho, em Florianópolis, o deputado Tchê (PDT) foi aclamado, ontem, presidente da Unale. A eleição do parlamentar acreano encerrou o XV Encontro da entidade que debateu o tema Reformas e Perspectivas do Brasil. Antes da votação simbólica da chapa única encabeçada por Tchê de representantes das 27 Assembléias Legislativas do país, houve uma plenária com debate dos deputados estaduais.
Luiz-Tche2105
Os principais assuntos discutidos pelos parlamentares foram as reformas políticas e previdenciárias que estão em curso no Congresso Nacional. Mas alguns deputados do Ceará e de Pernambuco ressaltaram que é importante que os trabalhos da Unale sejam mais divulgados nos estados para que a população possa entender a importância da entidade legislativa. “Não viemos aqui passear como setores da imprensa de Pernambuco divulgou. Trabalhamos intensamente por três dias e é preciso que todos os colegas deputados ocupem as tribunas das Assembléias Legislativas dos seus estados para apresentarem o resultado desse encontro da Unale”, disse o deputado Tony Gel do DEM de Pernambuco.

Já o deputado Danniel de Oliveira (PMDB) do Ceará pediu o empenho da Unale para a criação de uma Comissão de Saúde que possa apoiar as iniciativas de combate às drogas nos estados. “O óxi e o crack têm feito vítimas em todo o Brasil. É preciso que possamos apoiar entidades que auxiliem dependentes químicos e que pressiones a Polícia Federal para uma maior vigilância nas fronteiras do país”, ressaltou. O ex-presidente da Unale, deputado Alencar da Silveira (PDT) de Minas Gerais prometeu ao colega cearense a adesão da entidade para fomentar o debate em todo o Brasil sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Tchê assume presidência da Unale
Depois do debate entre os parlamentares que durou cerca de duas horas, os associados da Unale foram convidados a votarem na chapa única que presidira a entidade por um ano. Tchê foi aclamado como novo presidente e convocou todos os colegas dos parlamentos estaduais do país para organizarem uma marcha à Brasília para pressionar o Congresso Nacional. “A partir de agora a bandeira do Acre será a bandeira da Unale. E uma das minhas primeiras iniciativas é convocar todos os deputados estaduais para irmos à Brasília lutar pela ampliação do nosso poder de legislar. No momento que debatem a Reforma Política é importante que possamos convencer os nossos deputados federais e senadores da importância que os parlamentos regionais podem ter para a democracia brasileira. Muitas leis que demoram anos para serem votadas no Congresso Nacional e que são de interesse dos estados poderiam ser aprovadas nas Assembléias”, discursou.

Tchê prometeu tornar a Unale uma entidade ainda mais produtiva para defender os interesses dos deputados estaduais. Para isso serão incrementadas novas comissões que possam debater os assuntos mais importantes em pauta no Brasil. O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que prestigiou a posse do colega destacou: “me disseram que o Senado era o céu. Mas ainda não consegui ver os seus anjos. A passagem pela Aleac foi a mais produtiva da minha carreira política. Talvez as pessoas do Acre não tenham a noção de termos um parlamentar nosso como presidente da Unale”, afirmou.     

Com muitas bandeiras do Acre espalhadas pelo plenário e com cerca de 400 deputados estaduais presentes ficou acertado que o próximo encontro anual da entidade será em Natal (RN). O novo presidente Luiz Tchê se comprometeu a empenhar-se para fazer um evento ainda melhor. “Quando a gente tem vontade pode sempre aprimorar a organização para que os nossos encontros sejam sempre produtivos. É importante esse intercâmbio das Assembléias Legislativas brasileiras porque, às vezes, um problema do Acre é o mesmo de Santa Catarina ou do Ceará. Assim a solução também poderá ser a mesma para todo mundo”, finalizou Tchê.

Polanco prestigia posse de Tchê
O atual presidente do TCE acreano e ex-deputado estadual Ronald Polanco, fez uma visita ao novo presidente da Unale. “O importante da Unale é que oferece a possibilidade de descentralizar o poder que sempre ficou no Centro-Sul. Então um representante do Acre ser presidente de uma instituição de âmbito nacional mostra que a democracia no país começa de fato a criar raízes. No momento em que se discute a globalização econômica e os interesses dos setores privados temos na via política uma oportunidade de se ter vozes locais colocando as particularidades regionais no debate que nem sempre o país percebe. Assim as regiões que tem menos oportunidade podem se manifestar para melhorar a qualidade de vida das suas populações. Essa é uma grande oportunidade que o país oferece para a democracia brasileira e ao Acre”, disse Polanco.

 

 

Sair da versão mobile