10 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Proteção das fronteiras retrocede, alerta Perpétua Almeida

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/05/2011 - 18:30
Manda no zap!CompartilharTuitar

perpetua_fronteira

“Se o Oxi, droga mais letal que o crack, está invadindo o país, é por que as fronteiras estão desguarnecidas.  E a possível desativação de pelotões militares e a terceirização de serviços hoje sob a responsabilidade da Polícia Federal podem tornar ainda mais vulnerável o território e a soberania nacionais”. O alerta foi feito pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), na manhã desta quarta-feira, durante audiência pública, no Congresso Nacional, com a presença de oficiais do Estado-Maior das Forças Armadas, para discutir o avanço do crime organizado nos 11 estados e 588 municípios brasileiros em região fronteiriça.


Dentre dezenas de rotas para o narcotráfico identificadas pelo  Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania (Pronasci), o Alto Acre, na confluência dos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, é listado como território “muito vulnerável”. O tráfico de drogas, armas e munições também preocupa as autoridades a partir do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Alto Juruá. Porém, a investida criminosa pela chamada “fronteira seca” aponta Rondônia como o estado do Norte preferido pelos criminosos.


O coordenador-geral da Estratégica Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), José Altair Benites, um policial rodoviário federal aposentado e há apenas 3 meses no cargo, admitiu haver uma reformulação no conceito de proteção fronteiriça. Isso inclui, segundo ele, repensar a metodologia atual das articulações executadas entre Ministério da Defesa e Ministério da Justiça. O planejamento apresentado por ele foi fechado em apenas 30 dias de estudos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR


“Temos 17 mil quilômetros de fronteira. Isso representa 27% do território nacional. São terras pouco ou quase nada protegidas, onde moram 11 milhões de brasileiros sujeitos a toda a sorte. E somos, lamentavelmente, o país campeão mundial em mortes por armas de fogo, aquelas cujo controle é um privilégio de quem faz fortuna às custas do crime. Elogio a iniciativa de melhorar, mas até aqui temos tido muita dificuldade em debelar os crimes nestas regiões”, disse a deputada. Segundo ela, “o retrocesso deve-se, ainda, à falta de condições de trabalho a alguns funcionários da PF e PRF”.


Perpétua lembrou ser autora de várias indicações destinadas exclusivamente à guarnição do território entre Brasil, Peru e Bolívia a partir do Estado do Acre. Uma destas proposições vingou, finalmente, em março de 2008, quando o general Peixoto, da 16ª Brigada de Infantaria e Selva, com sede em Tefé (AM), instalou um destacamento militar na confluência dos rios Amônia e Juruá, em terras do município de Marechal Taumaturgo. À época, o destacamento ganhou status de pelotão.


No local, casas deveriam ser edificadas para acomodar soldados, oficiais e seus familiares na região onde o grupamento fará vigília permanente para combater o tráfico internacional de drogas. Outra missão especial do pelotão é conter a invasão de madeireiros peruanos nas terras protegidas por lei habitadas pelos índios Ashaninka – alvo principal da cobiça internacional na região. Ali, a madeira – mogno e outras espécies raras – são roubadas, arrastadas em picadões e transportadas e beneficiadas em solo peruano, de onde seguem a preços exorbitantes para o mercado asiático.


José Altair Benites disse que “o policiamento e a fiscalização estarão imediatamente nas fronteiras”. Ele acrescenta que “a intenção é melhorar a percepção de segurança pública e garantir a presença permanente das forças armadas nas regiões vulneráveis.”. O maior desafio, diz ele, é uniformizar o entendimento entre estados e municípios e otimizar recursos públicos. O esboço do programa foi concebido em apenas 30 dias, será melhorado e inclui a implantação de serviços de inteligência nas delegacias de polícia civil nos municípios de fronteira; integrar sistemas de comunicação hoje considerados desarticulados e o uso compartilhado de frotas e estruturas estaduais, municipais e da União. Funai, Receita Federal, Cruz Vermelha, PF, Ministério da Fazenda e Agência Brasileira de Inteligência são os órgão que trabalhariam integrados num gabinete de gestão que será criado em casa estado. (Assessoria)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Taxa de desemprego é a menor para meses de abril desde 2002

Próxima Notícia

Ministro da Agricultura diz que Código Florestal é “muito equilibrado”

Mais Notícias

Acre vai sediar 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores
4º destaque

Governo vai recorrer no TJ-Acre de decisão do TCE que determinou afastamento do secretário de Educação

10/06/2025
Deputados do Acre aprovam reajustes para servidores do TJ, TCE e da Aleac
Destaques Cotidiano

Deputados repercutem reportagem sobre escola em curral e se dividem sobre gestão de Gladson

10/06/2025
‘Muita publicidade e pouca ação’, diz Roberto Duarte, ao avaliar governo Lula
Destaques Cotidiano

Opinião: ‘A omissão do estado e o colapso da educação rural no Acre’

09/06/2025
Roberto Duarte cita “perseguição” em ações do governo federal contra produtores rurais do Acre
Destaques Cotidiano

Roberto Duarte cita “perseguição” em ações do governo federal contra produtores rurais do Acre

07/06/2025
Acre garante investimento anual de mais de 200 mil euros em saúde durante missão de Lula na França
Destaques Cotidiano

Acre garante investimento anual de mais de 200 mil euros em saúde durante missão de Lula na França

07/06/2025
Assessor de Alan Rick alfineta Gladson durante evento em Sena: “queria pedir pro seu secretariado não antecipar as eleições; é trabalho!”
Destaques Cotidiano

Assessor de Alan Rick alfineta Gladson durante evento em Sena: “queria pedir pro seu secretariado não antecipar as eleições; é trabalho!”

04/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Ministro da Agricultura diz que Código Florestal é “muito equilibrado”

Reajustes salariais elevam o custo da construção civil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre