Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sibá Machado e Ufac trazem ministro da Ciência e Tecnologia para discutir Inovações Tecnológicas no Acre

Entendendo que a inovação tecnológica é a chave para o desenvolvimento em qualquer  setor, o deputado Sibá Machado atua também nesta direção quando busca promover encontros e discussões dessa natureza com as diversas instituições.  

A presença do ministro Mercadante no Estado do Acre, a convite do deputado, apenas reforça a disposição do deputado em atuar fortemente no setor, uma vez que um dos eixos de atuação do seu mandato está voltado para o fortalecimento da pesquisa e da inovação tecnológica. “A inovação tecnológica deverá estar na pauta principal da agenda nacional; esta é uma determinação da nossa presidente Dilma”, diz Sibá.

Desta forma, e na perspectiva de se discutir as ações do Ministério de Ciência e Tecnologia para os diversos setores no cenário nacional, é que o Acre receberá, pela primeira vez, a visita do ministro.

O convite para a ida do ministro ao Acre foi feito pelo deputado em audiência realizada no dia 22 de fevereiro, ocasião em que tratou, juntamente com o vice-reitor da Ufac, professor Pascoal Muniz, de apoio para a implementação do Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC), um importante projeto da Eletrobras em parceria com a Universidade.

Dentre a programação do ministro, constam palestras na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), ambos para discutir inovações tecnológicas nas determinadas áreas.

Atuação do deputado na área de Ciência, Tecnologia e Inovação
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara aprovou quarta-feira (11) requerimento de autoria do deputado que requer audiência pública com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, para discutir as ações voltadas à formação de mestres e doutores.

O objetivo da audiência é conhecer todas as políticas públicas em andamento no país de pós-graduação e de iniciação cientifica nos ensinos fundamental e médio. Também de autoria do parlamentar, a comissão aprovou a realização de audiência pública com a presença do presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, para discutir possíveis obstáculos no empenho de recursos na área de pesquisa. As audiências ainda não têm data confirmada.

Além de participar ativamente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o deputado está sendo convidado também para rearticular, numa perspectiva de fusão, as duas frentes parlamentares que tratam da temática. A idéia é ampliar a discussão para o Senado Federal, fundindo as Frentes já existentes na Câmara e articulando a Frente Parlamentar Mista para a Inovação Tecnológica, esta com a participação dos senadores. O convite partiu do próprio Ministério.

Ainda nesta linha de atua-ção e com o objetivo de difundir e apresentar canais de fomento à pesquisa, o deputado Sibá Machado articula também a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), Glauco Arbix, ao Acre.

Por fim, Sibá participará também na próxima segunda-feira (30) do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) em Belo Horizonte. Debaterá sobre o arcabouço legal da área, com foco nos diagnósticos e perspectivas das discussões dentro da CCT. (Da Assessoria)

Sair da versão mobile