Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião aponta avanços no desenvolvimento social nos seus 120 dias de Governo

Depois de dois dias reunido com toda a sua equipe no Centro de Treinamento Diocesano, em Rio Branco, o governador Tião Viana (PT) se mostrou entusiasmado com as perspectivas da sua gestão. O Seminário foi realizado para avaliar as conquistas e desafios dos primeiros 120 dias de Governo. “O melhor de tudo é o Governo sentir que está mais próximo das pessoas. Estamos dialogando para saber o que elas querem”, garantiu.
tiao1201205
Mudança de paradigma econômico
 Tião Viana destacou a necessidade de produção e geração de emprego no setor privado como prioridade do seu Governo. “O maior desafio do Acre é o desenvolvimento econômico. A afirmação das indústrias, emprego e salário. O Governo está preparando isso. As indústrias começam a se instalar no Estado. As oportunidades de trabalho no campo também aumentaram basta olhar para o milho que estamos saindo de cinco mil para 45 mil toneladas de produção. Estamos plantando árvores frutíferas que assegurem a industrialização. A atividade de ovinocultura e de suínos também em escala industrial. Além do programa de piscicultura que irá movimentar milhões de reais com a produção de pescado para a exportação. A base de oportunidade para esse processo foi gerada nos governos do Jorge Viana (PT) e do Binho Marques (PT)”, destacou.

Segurança Pública
Indagado sobre os avanços na área de Segurança, o governador respondeu: “observamos a redução dos assassinatos pela metade nesse quadrimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Olhamos o trânsito e comprovamos a redução de 11% de vítimas fatais e a redução do índice de gravidade dos acidentes. Também tivemos 11% de redução de assaltos ao patrimônio e 30 prisões de estupradores e pedófilos. O Estado está mais presente e pode dar mais confiança às pessoas”, salientou.

Saúde Pública
Admitindo que ainda existe um longo caminho a percorrer, Tião Viana ressaltou os avanços da Saúde. “Aumentamos em 120% o número de leitos para internação das pessoas e conseguimos ampliar em seis o número de leitos de UTI. Temos um novo Pronto-Socorro inaugurado no Primeiro Distrito quando antes as pessoas tinham que se deslocar para a UPA do Segundo Distrito diante de qualquer caso de menor gravidade. Avançamos em mais de 70% os atendimentos nas unidades básicas. Então estou completamente consciente de que as áreas sociais, desenvolvimento econômico e a infra-estrutura estão associadas a um avanço real das políticas do Acre”, explicou.

Avaliação do secretariado
O governador se mostrou satisfeito com as apresentações de resultados da sua equipe. Mas pediu mais empenho para todos os assessores. “Estão fazendo um esforço enorme. Mas acho que tem que ser ainda maior a mobilização para estarmos mais próximos das pessoas e mostrarmos o nosso trabalho. Se não transformamos em informação o trabalho as pessoas acabam por não compreender o sacrifício e o esforço para honrar a confiança e o compromisso assumido”, avaliou.

Diagnóstico de dificuldades
Questionado sobre os pontos problemáticos da gestão em relação à população, Tião Viana ponderou: “temos ainda dificuldades em áreas que digam respeito à oportunidade de trabalho imediato. Milhares de pessoas que ainda não estão preparadas para o mercado de trabalho. Mas criamos a Secretaria de Pequenos Negócios para abrir um processo amplo e formar cooperativas e associações para gerar empregos para as pessoas de baixa renda. Para que elas tenham a oportunidade de sentir a cidadania e ter confiança no futuro. É a busca de resultado que pode nos dar a certeza de que estamos começando a mudar a base da pirâmide social do Estado”, afirmou.

Descentralização
Quanto às ações no inte-rior do Estado o governador colocou a BR-364 como prio-ridade. “Estou falando na sua conclusão que é o grande sonho das populações dos municípios acreanos. O Governo faz um esforço gigante para se interiorizar na forma de muitas ida e vindas de toda a equipe de Governo. Vale lembrar que fizemos isso no inverno quando a integração rodo-viária estava difícil, agora, com a reabertura da estrada vamos fazer com muito mais intensidade. É uma demonstração do Governo de que se estivermos próximos das pessoas que mais precisam estaremos cumprindo melhor a nossa função social”, argumentou.

Obras de verão
O Programa de Pavimentação de Ruas do Acre deverá ser acelerado durante o verão amazônico. “Já contratamos 82 ruas na primeira fase e mais de 170 já têm as suas licitações abertas, na Capital. O mesmo processo acontece em mais de 10 municípios. Em Manoel Urbano amanhã vou lançar o programa de pavimentação de toda a cidade. Já viabilizamos recursos para pavimentar mais de 70% das demandas de Rio Branco, sem falar nos outros municípios. Estou otimista que esses quatro anos permitirão uma mudança do padrão de vias urbanas e da realidade social das pessoas do nosso Estado”, finalizou.
Uma outra frente é da habitação. As casas nós estamos inaugurando a cada semana. Vamos fechar este ano com mais de quatro mil casas populares entregues à população. 

Sair da versão mobile