Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião entrega mais 56 casas a famílias no Portal da Amazônia

A casa que Maria Darci Rodrigues recebeu esta semana do programa habitacional do governo não era a que ela imaginava. “Achei que fosse de madeira. É muito melhor do que eu pensei”, disse convidando para entrar e conhecer todos os cômodos de uma das 56 residências entregues oficialmente ontem pelo governador Tião Viana no Residencial Jequitibá, Portal da Amazônia. Até o fim de maio terão sido entregues 379 casas de um total de 4 mil unidades previstas até dezembro. Neste lote de casas, 19 são adaptadas para pessoas portadoras de deficiências.
Tiao14005
Com área reservada para lazer comunitário, ruas asfaltadas, as casas têm dois quartos, sala conjugada com cozinha e banheiro. Maria Darci e o marido que moravam com um casal de filhos nos fundos da casa da mãe dele já apertaram o orçamento para colocar o piso. Wolvenar Camargo, secretário de Habitação, diz que as famílias contempladas são de baixa renda, que habitavam áreas de risco e integram o CAD Único do Governo Federal e são selecionadas a partir de critérios rigorosos que segue a lista do programa de habitação. O município de Sena Madureira será o próximo a receber 68 novas unidades habitacionais na terça-feira, 17.

O programa Minha Morada, lançado no Acre em 2009, faz parte do Plano Estadual de Habitação e integra o programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e tem previsão de entregar 10 mil unidades habitacionais em todo o Estado. Quando foi criado, o objetivo era reduzir o déficit habitacional do Acre, em torno de 20 mil unidades. O governador Tião Viana diz que as casas seguem padrões de qualidade e bem-estar para as famílias. “As famílias precisam ter um lar. É aqui que tudo começa, tudo se desenvolve”, diz.

Sair da versão mobile