Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores encampam luta pela preservação do Rio Acre

Os vereadores Juracy Nogueira (PP), Elias Campos (PRP) e Ricardo Araújo (PT), em visita À GAZETA ontem, relataram ‘uma verdadeira cruzada de luta pela preservação do Rio Acre. Participando com encontros com autoridades nas cidades banhadas pelo rio, inclusive internacionais, eles vão ‘montar’ um relatório expondo a situação do manancial.
Vereadores2105
A Câmara de Rio Branco definiu um calendário de audiências públicas. A primeira aconteceu na cidade de Assis Brasil (distante 310 quilômetros da Capital), na tríplice fronteira Brasil/Peru/Bolívia. “Infelizmente a legislação ambiental desses países praticamente inexistem”, comentou o vereador Ricardo Araújo.

O presidente da Casa, Juracy Nogueira, informou que está ‘em andamento’ o 2º encontro internacional sobre o tema, na cidade boliviana de Cobija. “Nesse evento vão estar presente todas as autoridades das cidades da tríplice fronteira e governador da província de Pando”, destacou Nogueira, que também foi à cidade amazonense de Boca do Acre.   

Os parlamentares vão, ainda, se reunir com autoridades peruanas e boliviana e percorrer parte do rio, notadamente as regiões de maior degradação. Existem denúncias de que o Rio Acre está perdendo suas matas ciliares, fato que se percebe pela sua lâmina de água, bastante reduzida.

Os crimes ambientais vão desde a destruição de nascentes, que servem de ‘fonte’ para o manancial, até o lixo in natura jogado direto no nele. “Vamos fazer um diagnóstico da situação”, diz Juracy Nogueira (PSB), depois de se reunir com autoridades na cidade peruana de Iñapari.

Em seguida, as audiências públicas serão realizadas em Xapuri, Brasiléia, Porto Acre. O último encontro será em Rio Branco, quando será entregue um documento sobre as condições do rio, informando, principalmente, até que ponto a água é poluída e se atinge a saúde da população.

 

Sair da versão mobile