Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre pode sediar SBPC em 2013

Brasília – O governador Tião Viana deu ontem o sinal verde para o deputado federal Sibá Machado (PT-AC) apresentar o nome do Acre como sede, em 2013, da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento científico do Brasil.

Com o apoio do Governo do Estado, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac), o deputado petista irá apresentar oficialmente a candidatura do Acre no dia 10 de julho próximo em Goiânia (GO), onde ocorrerá a 63ª reunião anual da SBPC.

A reunião da SBPC é considerada o maior evento da ciência brasileira porque reúne anualmente de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, doutores, professores, alunos e outras figuras da academia, que discutem, durante uma semana, todas as grandes questões nacionais, inclusive os avanços do mundo científico.

Segundo o deputado Sibá Machado, caso seja efetivamente realizado no Acre, o encontro da SBPC vai colocar o Estado em definitivo na rota da ciência brasileira. O encontro da ciência do Acre seria realizado diante das perspectivas que se abrem para o Estado a partir da sua ligação com os países do Pacífico e com boa parte do mundo pela Rodovia Interoceâ-nica, cuja pavimentação será inaugurada em breve pela presidente Dilma Rousseff.

Campus da Ifac na Baixada – Outra novidade discutida pelo governador Tião Viana com o deputado federal Sibá Machado foi a construção e o funcionamento de um novo campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, desta vez na região dos bairros da Baixada (João Eduardo, Bahia, Palheral, Sobral e Aeroporto Velho, etc).

Segundo Sibá Machado, a construção do campus na Baixada já conta com recursos do MEC para ser iniciada.

A idéia inicial discutida pelo governador com o deputado é construir a sede do campus da Baixada no terreno onde funciona hoje a Semsur, que seria deslocada para uma área do Governo do Estado localizada no bairro da Floresta. (Romerito Aquino – Assessoria)

 

Sair da versão mobile