Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Anatel promove fórum para debater regulação de serviços de telecomunicações

Criada há treze anos para regular o serviço de telecomunicações no Brasil esta é a primeira vez que a Anatel mostra a cara aos usuários na terceira etapa do Fórum Alô, Brasil! promovido para debater os problemas mais relatados pelos usuários em todo o país e estimular a participação social. Todos os anos, a Anatel recebe, em média, 1 milhão de reclamações contra empresas de telefonias fixa e móvel, internet, TV a cabo e de demais serviços oferecidos aos mais de 300 milhões de usuários do setor, 200 milhões somente de telefonia móvel.

Qualidade do atendimento e publicidade dos planos, infra-estrutura das redes de conexão à internet são alguns exemplos de insatisfação que poderão, nesta sexta-feira em Rio Branco, ganhar o reforço dos usuários acreanos, únicos na região Norte a sediar o fórum, aberto a todos os interessados.

Abrir discussão sobre o tema para a sociedade em um momento de mudanças na regulação do serviço oferecido é um dos objetivos do fórum. “É o momento de a sociedade se manifestar e dizer o que pensa sobre os serviços de comunicação e de a Anatel ouvir o que é preciso mudar para melhorar a qualidade e resolver os problemas da demanda existente”, explica o gerente regional da Anatel para os estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas, José Gomes Pires.

Realizado até agora em Brasília e Belo Horizonte, o Alô, Brasil! terá edições em Salvador, Fortaleza, São Paulo, Palmas e Florianópolis. No Acre participam do fórum, superintendentes de serviços privados e públicos da Anatel, representantes dos estados do Pará e Amazonas e de órgãos públicos estaduais, municipais e federais e de organizações da sociedade civil.

Órgão criado para regular os serviços de telecomunicações no Brasil durante processo de privatização do setor durante governo de Fernando Henrique Cardoso, a Anatel tem como finalidade buscar o equilíbrio entre os interesses do usuário, das empresas e dos governos. Promotora de audiências públicas temáticas, a agência amplia o debate para encontrar ferramentas que auxiliem na elaboração de propostas que atinjam grau de eficiência para satisfazer o usuário. A terceira etapa do Fórum Alô, Brasil! acontecerá no auditório da Assembléia Legislativa do Acre, às 9h.

 

Sair da versão mobile