Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim empossa membros dos Conselhos Populares de Saúde

O prefeito Raimundo Angelim e o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, empossaram nesta quinta-feira, 2, 176 integrantes de onze Conselhos Populares de Saúde (Cops).
Posse_membros
Cerimônia realizada no Centro de Treinamento da Diocese de Rio Branco reuniu representantes dos moradores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de autoridades como o subscretário de Estado de  Atenção à Saúde, Amsterdan Sandres, o vereador Alysson Bestene, também presidente da Comissão de Saúde da Câmara Muniicipal de Rio Branco e o deputado estadual Eduardo Farias.

Em Rio Branco foram criados 11 Conselhos Locais, denominados Conselhos Populares de Saúde nas unidades de saúde Souza Araújo; Cláudia Vitorino; Mário Maia; Ary Rodrigues; Eduardo Assmar; Augusto Hidalgo de Lima; Rosângela Pimentel; Barral y Barral; Roney Meireles; Placas; São Francisco. Cada conselho tem 16 conselheiros, sendo oito titulares e oito suplentes, somando um total de 176 conselheiros. Citando a filósofa e economista alemã Rosa de Luxemburgo, o prefeito avaliou o ato como uma mobilização social em favor de melhorias na gestão pública. “Quem não se movimenta parar estar contribuindo com o próximo está acorrentado à inércia e à omissão”, disse.

Os Conselhos de Saúde surgiram no Brasil a partir da articulação de um conjunto de forças sociais e de intelectuais que marcou o início de uma grande mobilização social que culminou com o nascimento do SUS. O SUS garante a participação da sociedade nas discussões da saúde através dos Conselhos e das Conferências de Saúde. Os conselhos são órgão colegiado, composto por representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e da gestão do SUS e atuam na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, cujas decisões serão homologadas pela gestão.

O vereador Alysson Bestene, que é odontólogo,  parabenizou a todos por aquele ato  e se colocou à disposição para dar o apoio que os conselhos precisarem junto à Câmara Municipal. “Será um prazer divulgar na Câmara as coisas boas da saúde”, disse Bestene.
Ao final, foram entregues certificados do Mérito Pela Vida em reconhecimento ao esforço para criação dos Cops nas unidades de saúde da capital.

Composição com maioria de usuários do SUS
Há de se destacar que 50% dos conselheiros  são representantes dos usuários, totalizando 88 pessoas; 25% de representantes dos trabalhadores, perfazendo 44 conselheiros e 25% de representantes da gestão,  somando 44 conselheiros. Os usuários representam cerca de 70 organizações da sociedade civil. “Discutam, cobrem, façam as mudanças acontecerem. Nós somos capazes, nós podemos fazer as mudanças”, concluiu o prefeito ao ressaltar a natureza democrática dos Cops.

De seu lado, Amsterdan Sandres, que representou o governador Tião Viana,  lembrou a luta dos pioneiros pela participação popular na formulação e condução das políticas de saúde. “É preciso reconhecer o esforço das pessoas  que trabalharam para que chegássemos até aqui”, disse Sandres, destacando que o caminho percorrido para que aquele ato pudesse acontecer “foi árduo e longo”.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile