Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inspeciona reforma do mercado da 6 de Agosto

O prefeito Raimundo Angelim inspecionou ontem, 1º, as obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal Flávio Barros Pimentel,  no bairro Seis de Agosto. O local, que possui grande movimento popular, há muitos anos serve de entreposto para produtores ribeirinhos e de cidades vizinhas de Rio Branco. Acompanharam o prefeito os secretários de Agricultura, Jorge FAdel; Obras Públicas, Cláudia Cunha; Governo, Evandro Luzia, e o coordenador municipal do programa Economia Solidária, Evandro Rosas.
Pref0206
Iniciada na sexta-feira passada, a  reforma promove intervenção em 1.475,36 metros quadrados e está orçada em R$ 905.297,78, contemplando mudança completa na estrutura interna com novo layout; recuo dos boxes para maior espaço de estacionamento dos ônibus; construção de cinco plataformas para ônibus; praça de convivência; instalação de exaustores; reforma da rede elétrica e hidráulica; passarela para acesso à quadra esportiva. O ambiente contará ainda com guichês de venda de passagem, praça de alimentação, hall de serviços e banheiros com acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

As obras vem sendo acompanhadas por uma comissão externa, composta por moradores do bairro. “Com isso, será uma obra transparente, onde todos podemos acompanhar o que vem sendo realizado”, disse Jamil Barbosa, membro da comissão. O impacto da reforma já pode ser vislumbrado pela nova rotina, pelo vai-e-vem de pessoas e pelo fluxo de ônibus intermunicipais, que aumentou consideravelmente no antigo depósito de castanha aos fundos do mercado, alugado pela Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura (Safra) para abrigar os comerciantes enquanto duram as obras. “Este mercado tem uma história bonita e é referência para agricultores familiares”, disse Fadel.

Referência comunitária e marco na história
A história do Mercado Flávio Pimentel se confunde com a do bairro 6 de agosto – que, por conseqüência, se confunde com a da fundação da cidade de Rio Branco. As comunidades do Segundo Distrito foram formadas ainda no povoado Volta da Empresa antes mesmo de Rio Branco se chamar Vila Rio Branco. A atual Rua 6 de Agosto era um varadouro que levava ao Seringal Catuaba, uma rota de movimentação dos agricultores que iam e vinham das colônias. 

O prefeito anunciou que o mercado será entregue no próximo ano  com boas condições de acesso. “Vamos inaugurá-lo com a rua arrumada”, disse Angelim.  Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro 6 de Agosto, Sergio Roberto, a obra é de grande relevância para a comunidade. “E também é um marco na gestão de Angelim na nossa região”, afirmou Roberto.

Terminal de ônibus movimenta 500 pessoas ao dia
A proposta da Safra é implantar uma feira livre regular no mercado, semelhante ao que ocorre nos bairros uma vez que o local é referência também para toda a comunidade do Segundo Distrito.  Em Rio Branco há 14 feiras livres. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile