Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aphac promove encontro com especialistas em hepatites

A Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphc) está promovendo, nos dias 27, 28, 29 deste mês, no Auditório do Sebrae, o 1º Encontro Regional das ONG´s do Norte e Nordeste Sobre Hepatites Virais. O evento vai trazer os maiores espe-cialistas em doenças hepatopáticas, que vão proferir palestras e compor mesas redondas. “Vai ser um encontro de grande importância e visibilidade para o país”, disse o presidente da instituição, Heitor Júnior Macedo.

O encontro, que conta com o apoio do governo estadual, objetiva mostrar à sociedade os perigos da doença, considerada silenciosa, alertando as pessoas para a prevenção e tratamentos. O Acre é o Estado da Federação que possui o maior número de casos registrados, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Cerca de 100.000 pessoas são portadores de hepatites virais.

“Esse mega encontro vai oportunizar uma série de discussões, uma vez que os técnicos do MS vão  ampliar os seus conhecimentos sobre a doença na região mais ocidental do Brasi”, acrescentou Heitor Júnior, assegurando que novos recursos financeiros e políticas públicas serão ‘viabilizadas’.

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. As cinco principais (A, B, C, D, E) são causadas por vírus que podem passar de uma pessoa para outra. A recomendação geral é a de que as pessoas que transaram sem camisinha, compartilharam agulhas ou seringas ou receberam transfusão de sangue devem procurar os postos de saúde. O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.

Sair da versão mobile