Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Arrastão do Detran aborda pedestres, ciclistas e motoristas com orientações sobre trânsito seguro

Excesso de velocidade de veículos, travessias irregulares de pedestres, ciclistas circulando no passeio de pedestres, combinação de álcool e direção se tornaram o foco de ação do Detran na manhã de ontem no conjunto Habitasa, bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto, na região da quarta ponte e Avenida Amadeo Barbosa. O local foi escolhido por concentrar um índice expressivo de acidentes de trânsito e atropelamentos.  Agentes de educação de trânsito visitaram as residências e conversaram com moradores em trabalho de orientação e conscientização, primeira de uma série de atividades programas pelo governo do Estado para cumprir as metas do programa Década de Ação para a Segurança no Trânsito lançado no início de maio deste ano.
Edutransito
Wesley Alves, proprietário de um pequeno comércio na cabeceira da quarta ponte no bairro Cadeia Velha diz que vive apreensivo com a falta de respeito aos limites de velocidade e a falta de consciência dos pedestres em atravessar onde não há segurança. Ele conta que há uma semana, uma caminhonete invadiu o muro e foi parar na cozinha de uma das residências vizinhas.  “Fico de 6 da manhã às 19 horas. Vejo coisa aqui que não é brincadeira. De carro entrando na contramão até pedestre atravessando em local proibido”, diz Wesley sugerindo que haja uma equipe de fiscalização permanente na região para tentar coibir os abusos.

A gerente de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, reconhece que a sugestão do comerciante faz sentido. “As pessoas só mudam a postura quando percebem que vai haver repressão. Mas esta abordagem é só de conscientização para tentar reduzir os acidentes”, explica. Ao ouvir as orientações dos agentes do Detran, o diarista Francisco da Silva, morador do bairro Cadeia Velha que usa bicicleta como meio de transporte, diz que vai ter mais cuidado a partir de agora ao transitar pelo local. “Com certeza vou  falar com o pessoal lá em casa também”.  O próximo arrastão educativo do Detran será realizado no município de Bujari no dia 10 próximo.

 

Sair da versão mobile