Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Caravana Rumos com Antonio Nóbrega chega a Rio Branco

No dia 16 de junho (quinta-feira), às 20h, o músico e dançarino Antonio Nóbrega apresenta no palco do Teatro Plácido de Castro a aula-espetáculo Mátria, Uma Outra Linha de Tempo Cultural.
Antonio_Nbrega
Ele a concebeu exclusivamente para o Rumos Educação, Cultura e Arte do Itaú Cultural, com o objetivo de divulgar, em todo o país, o novo edital deste programa.  O evento é aberto ao público e tem 1h20 de duração, com canções, danças e peças instrumentais entremeadas por considerações sobre uma linha de tempo cultural brasileira de prevalência não europeia e de extração popular.

Nóbrega mesclou obras da tradição oral e autorais, como sambas de Nelson Cavaquinho e Candeia, canções de Caymmi e dele próprio, peças coreográficas  sobre música de Bach, entre outras. Tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, procura harmonizar o discurso com a performance, e o conceito com a emoção.

O artista concebeu Mátria, Uma Outra Linha de Tempo Cultural exclusivamente para este evento, que ainda segue para Rondônia, último Estado a receber a itinerância com equipes da instituição responsáveis pelos segmentos do programa Rumos, que abrem inscrições este ano.
Antonio_Nbrega_2

Caravana Rumos

Os três núcleos que estão com editais abertos neste ano (Artes Visuais, com inscrições prorrogadas até 26 de junho; Educação, Cultura e Arte, até 30 de junho, e Jornalismo Cultural, até 15 de julho) formaram equipes com profissionais, estudiosos, jornalistas e pesquisadores de suas respectivas áreas e com elas estão visitando todas as capitais do país.

Além de debater questões relacionadas com a sua área e a cena das cidades visitadas, ou promover oficinas e palestras – para cada cidade há uma programação diversificada – em paralelo, as equipes divulgam os novos editais do Rumos Itaú Cultural.

A caravana que apresenta o edital de Jornalismo Cultural tem realizado oficinas para professores e estudantes, além de participar dos encontros do FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, parceiros deste segmento desde as primeiras edições.

A de Artes Visuais promoveu palestras com os curadores Agnaldo Farias e Ana Maria Maia, além de oficinas e mapeamento da cena dos artistas nas diferentes regiões do país. Já a de Educação, tem seguido com a aula-espetáculo de Antonio Nóbrega.

Parte das ações permanentes da instituição desde 1997, o Rumos fomenta a produção artística e intelectual do norte ao sul do país. Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 14 anos o programa soma aproximadamente 24 mil projetos inscritos, com o apoio ao desenvolvimento de 990 projetos em Arte Cibernética, Artes Visuais, Cinema  e Vídeo, Dança, Teatro, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música e Pesquisa Acadêmica.

Levou a obra dos selecionados a mais de três milhões de pessoas em todo o país, (sem contar o público atingido pelos seminários e demais ações das itinerâncias do programa). As obras selecionadas foram divulgadas, ainda, por mais de 900 emissoras de rádio e televisão parceiras. (Assessoria)

Sair da versão mobile