X

Carne Legal: mais três frigoríficos assinam acordo no Acre

Ministério Público considera fase de negociações encerrada

Mais três frigoríficos acreanos assinaram acordo judicial no âmbito da ação civil pública (ACP) que visa coibir o comércio de carne bovina oriunda de fazendas proibidas de comercializar produtos por terem sofrido embargos por ilícitos ambientais ou constarem da lista do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego. Dois dos frigoríficos, Frigovaca e Modelo, são de Rio Branco, e o outro é de Sena Madureira, o Frigosena.

O acordo segue a mesma linha dos assinados anteriormente com os frigoríficos acreanos, e foi conduzido e assinado pelo procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, pela procuradora do trabalho Renata Nunes Fonseca, procuradora de Justiça Patrícia do Amorim Rêgo e promotoras de Justiça Meri Cristina Amaral Gonçalves e Vanessa de Macedo Muniz.

Segundo o Ministério Público, com mais essas três assinaturas, fica comprovado que os frigoríficos de qualquer porte tem condições de trabalhar adequando-se às exigências legais e portanto encerrou-se a fase de negociações.

Os outro nove frigoríficos arrolados na ACP deverão esperar a decisão da Justiça Federal. O MP se comprometeu a revisar os acordos anualmente, inclusive com a possibilidade de mudança de cláusulas ou atuação junto a outros órgãos que possam vir a dificultar o cumprimento das cláusulas.

Os acordos já foram encaminhados à Justiça Federal para que sejam homologados e possam produzir efeitos legais. (Ascom MPF)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: