Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Começa ciclo de Conciliação da 2ª Vara Cível

Karina de Matos conseguiu fechar um acordo no primeiro encontro com a instituição de ensino superior a quem devia mensalidades do curso de Administração de Empresas. Preparada para negociar de forma a finalizar o processo ajuizado em 2010 a universidade colaborou para que o objetivo do 10º Ciclo de Conciliação de litígios, realizado desde ontem pela 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, seja cumprido. A meta é atingir em torno de 60% de resolutibilidade nos 700 processos que deverão ser analisados até a próxima sexta-feira. A maioria dos casos refere-se a dívidas financeiras.
Ciclo
Aliviada, a estudante Karina considerou bom o acordo feito. A advogada da universidade, Ana Carolina Teixeira, recebeu orientações para resolver a situação da melhor forma possível que beneficiasse não só a instituição, mas que beneficiasse a aluna com recuperação do crédito ocasionada pela conclusão do processo. Para a juíza Maria Cezarinete Angelim, titular da 2ª Vara Cível, o princípio dos ciclos de conciliação é alcançado quando restabelece a dignidade do cidadão e representa uma nova concepção de resolução de conflitos em ambiente descontraído. O tema usado na decoração das salas é o de festas juninas. “Tem esse fundo social. É o princípio da dignidade humana. Mesmo que daqui não saiam os acordos, saem os encaminhamentos”, diz a juíza.

Devido ao baixo número de oficiais de Justiça, as correspondências tiveram que ser entregues pelos Correios, o que pode explicar o índice de ausências verificadas no primeiro dia do ciclo. Considerados antigos, alguns processos já foram levados a audiências até quatro vezes na tentativa de elaborar os acordos entre as partes. Por este motivo, a juíza Maria Cezarinete atua também como mediadora para facilitar a resolução. “Entro de forma neutra porque eu vou ter que julgar. A intenção é apenas contribuir com a supervisão”, explica. Dívidas pendentes, devolução de cheques, problemas entre vizinhos, danos morais, atrasos em aluguéis são os problemas mais comuns. O Ciclo de Audiências de Conciliação se encerra na próxima sexta-feira.

Sair da versão mobile