Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cuidando dos Seus Olhos: Governo lança programa de atendimento oftalmológico

Meta é atender cerca de mil pessoas por dia no Hospital das Clínicas
Cuidando_dos_seus_olhos
O governador Tião Viana lança na próxima quarta-feira, 22, o programa Cuidando dos Seus Olhos. Com duração de 52 semanas o projeto de saúde itinerante será realizado em parceria entre Governo do Estado, Governo Federal e o Centro Avançado de Oftalmologia.

O governo do Acre fornece o espaço físico, os repasses são feitos pelo Ministério da Saúde de acordo com os números de atendimentos e procedimentos, e a empresa entra com os equipamentos, insumos, equipe clínica e pessoal de apoio. A estrutura foi montada para atender mil pessoas diariamente.

Desde a quarta-feira, 15, o programa Cuidando dos Seus Olhos já vem sendo desenvolvido em caráter experimental no Hospital das Clínicas (HC). Mais de 1.200 pessoas já receberam atendimento. De acordo com o superintendente do HC, Carlos Eduardo Alves, a meta do programa é atender toda a população que necessita de atendimento oftalmológico no Estado.

“Este programa demonstra o comprometimento do governo do Estado em ampliar o acesso aos serviços públicos, evitando que tratamentos sejam realizados fora do Acre”. O superintende lembra ainda que para participar do Programa Cuidando dos Seus Olhos os interessados podem ir ao HC portando carteira do Sistema Único de Saúde e a carteira de identidade.

O programa está dividido em etapas. Entre os dias 15 a 28 de junho acontecem os atendimentos ambulatoriais, de 12 a 14 de julho as consultas de subespecialidades, os exames complementares serão realizados entre os dias 29/06 a 14/07 e as cirurgias serão agendadas no período de 20 a 25 de julho. Já nos dias 26 a 29/07 a equipe médica irá se deslocar para as comunidades indígenas e zona rural. O serviço não será interrompido aos finais de semana e nem em feriados.

Luciano Goulart, diretor executivo do Centro Avançado de Oftalmologia, explica a dinâmica de atendimento. O primeiro passo é apresentar o cartão SUS e carteira de identidade. Os dados são colocados em sistema de computador, depois o paciente passa por uma pré-consulta e é encaminhado a um dos cinco consultórios que foram equipamentos com tecnologia de ponta. Em seguida a pessoa já recebe o diagnóstico, e agenda os exames complementares ou a cirurgia.

“Trabalhamos com tecnologia de ponta e nosso corpo clínico é bastante qualificado. Os pacientes já saem daqui com diagnóstico. É um serviço qualificado, rápido e desenvolvido para atender em alta escala”, comenta o diretor. O mesmo tipo de contrato já vem sendo trabalhado na Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

A aposentada Francisca Araujo de Paiva foi atendida nesta sexta-feira, 17. Segundo ela o diferencial do programa é que o atendimento é rápido. “Hoje mesmo cheguei aqui, fiz o cadastro, fui consultada pelo médico, e já estou agendando minha cirurgia de catarata para a próxima semana. É um atendimento muito especial”, garante. (Agência Acre)

Sair da versão mobile