Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Cuidando dos seus olhos’ já fez mais de 2 mil cirurgias

O tempo de espera por uma simples consulta ao oftalmologista ou por cirurgia de catarata era o assunto mais comum entre as pessoas que aguardavam para serem atendidas pelo programa Saúde Itinerante – ‘Cuidando dos seus olhos’, lançado oficialmente ontem no Acre e que pretende reduzir a grande demanda existente para a especialidade no Estado. A prioridade nesta primeira etapa do programa são idosos e casos de maior gravidade, mas todos os que procuram atendimento são acolhidos. Uma ala do Hospital das Clínicas do Acre foi adequada para abrigar a clínica de olhos itinerante cujo sistema de atendimento é dinâmico de forma a oferecer agilidade ao serviço.
Vista2306
De 7h às 17h, uma equipe de 70 profissionais faz a triagem, cadastro, encaminhamento à consulta e se houver necessidade de cirurgia, os pa-cientes saem da unidade com o procedimento agendado. Os números contabilizados pelo programa não são modestos. Somente na segunda-feira 1,5 mil pessoas passaram por consulta. Em dois dias, 1.788 cirurgias de catarata e pterígio, doença ocular conhecida como carne crescida, foram feitas. Dezessete médicos cirurgiões e clínicos deverão realizar em torno de 30 mil consultas e 4 mil  cirurgias entre os dias 15 e 28 de cada mês durante um ano.

A estimativa é de que até o fim deste ano em torno de 45 mil pessoas tenham sido atendidas pela equipe do Instituto de Olhos Fábio Vieira, de Ribeirão Preto, que tem contrato firmado com o Governo do Estado até junho de 2012. Segundo a secretária de Saúde, Suely Melo, a empresa cobra os mesmos valores da tabela SUS que hoje é de R$ 10 por consulta e R$ 600 por cirurgia de catarata. “Este foi um dos fatores que facilitou a contratação desta equipe que tem capacidade para realizar qualquer procedimento no Estado”. O instituto é dotado de todos os equipamentos oftalmológicos. Casos sem resolução no Estado serão referenciados pela equipe do instituto.

Por todos os municípios – Como é uma ação do programa Saúde Itinerante, todos os municípios do Acre receberão uma equipe médica ao longo deste período a partir dos pólos-base de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A coordenadora do programa, Dora Lima, explica que a partir destas duas cidades, o atendimento será levado em expedições aos municípios mais isolados como Jordão e Santa Rosa abrangendo também comunidades distantes e aldeias indígenas, deslocamento que simboliza a essência do programa. Os municípios mais próximos serão comunicados por meio de contatos com as prefeituras e terão vagas em dias específicos.

No foco do programa estão as cerca de 79 mil pessoas com idade acima de 50 anos. O casal Cleópatra Rodrigues e Carmelo Domingos reside em Plácido de Castro e decidiu não esperar para procurar o médico. Ela com suspeita de catarata e ele que aos 63 anos nunca foi ao oftalmologista aguardavam ansiosos pela consulta. “Eu preciso fazer logo a cirurgia, mas meu plano não cobre. Já enxergo com dificuldade. Muito boa essa iniciativa. Esses programas itinerantes são bons”, opina Cleópatra. 

A catarata também acomete pessoas jovens, como Antonio Nepomuceno, 38 anos, que adquiriu a doença depois de um acidente. Há três anos tentava fazer a cirurgia e chegou a buscar ajuda até nos programas de saúde itinerantes da Bolívia. “Fui lá cinco vezes e nunca consegui. Nem acredito que vou fazer a cirurgia hoje”.

Outras especialidades – Em visita ao Hospital das Clínicas onde conferiu cada uma das etapas do atendimento oftalmológico itinerante, o governador Tião Viana confirmou que este ano outras especialidades médicas que apresentam demanda reprimida no Acre terão atenção especial. Cardiologia, neurologia, neuropediatria e ortopedia devem ser reforçadas no Estado com ações específicas. Na área de urologia, o governador estima que até outubro a fila de pacientes que aguarda por cirurgias e outros procedimentos esteja “zerada”. “Só tenho um pedido: quem souber de um idoso que precisa de oftalmologista e que tenha catarata avise sobre esse serviço”.

Serviço
– O programa Saúde Itinerante – ‘Cuidando dos seus olhos’ dispõe do número 0800 647 0404 para o esclarecimento de dúvidas sobre consultas e documentação exigida. A ligação é gratuita.
– O atendimento está sendo realizado de 15 a 28 de cada mês (inclusive aos sábados, domingos e feriados durante este período), das 7h às 17h no Hospital das Clínicas do Acre.
– O cidadão deve levar apenas o cartão do SUS e um documento original de identidade. Não é necessário levar exames feitos anteriormente.

Sair da versão mobile