Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Documentário “Soldados da Borracha” participa de evento na Câmara do Rio

O documentário “Soldados da Borracha” – que narra a vida atual dos trabalhadores convocados pelo governo de Getúlio Vargas para extrair borracha na Amazônia para ajudar os Aliados – será exibido na Câmara Municipal do Rio de Janeiro na segunda feira, dia 6 de junho, às 13h.

A apresentação abre as comemorações da Semana do Meio Ambiente e será seguido de debate e homenagens a quem se destacou pela causa. Organizado pelo presidente da Câmara – vereador Jorge Felippe – e pela bancada do Partido Verde, o evento conta ainda com a participação de Marina Silva, ex-senadora pelo Acre, Estado no qual foi realizado o filme.

O média-metragem do diretor acreano Cesar Garcia Lima foi exibido recentemente na 2ª Mostra Etnodoc, no Rio de Janeiro, e é uma das atrações da TV Brasil, no próximo dia 9 de junho, à meia-noite. O filme também foi selecionado para participar de dois importantes festivais internacionais: 14th Cine Las Americas International Film Festival (em competição) no Texas (EUA) e Brésils en Mouvements, promovido pela ONG francesa Autres Brésils, que acontece este mês em Paris (França).

Realizado em parceria com a Modo Operante Produções, sediada no Rio de Janeiro, o documentário contou com o apoio do Governo do Estado do Acre e do Banco da Amazônia. “Até hoje o Acre reúne o maior número de soldados da borracha do país. Há muitos anos os seringueiros já praticavam em seu cotidiano muitos princí-pios da auto-sustentabilidade que hoje é discutida mundialmente. Eles devem ser lembrados por seu trabalho e vivência na floresta”, explica o diretor Cesar Garcia Lima, que vive no Rio de Janeiro e pesquisa o tema há mais de oito anos. Jornalista e poeta, Cesar atua como professor convidado do curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também cursa o doutorado em Literatura Comparada. (Assessoria)

 

Sair da versão mobile