Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eleições do DCE da Ufac serão realizadas hoje

A eleição para a escolha da diretoria do DCE da Ufac será realizada hoje após um acordo firmado entre comissão eleitoral, comando de greve e reitoria que garantirá o suporte necessário para que o processo eleitoral possa ter o mínimo de infra-estrutura. Mais de 1,2 mil estudantes, que representam 15% do total de alunos matriculados, terão que comparecer às urnas para que o resultado seja válido. Três chapas concorrem para ocupar a diretoria do DCE para mandato de um ano.

A votação havia sido cancelada na última terça-feira pela comissão eleitoral sob argumento de que a greve dos servidores gerou ausência em massa de alunos do campus de Cruzeiro do Sul segunda e terça-feira. Em Rio Branco o fechamento do Restaurante Universitário e Biblioteca também seria um dos motivos alegados pela comissão eleitoral para o cancelamento do pleito. “Fomos pegos de surpresa quando soubemos que o Sintest iria aderir à greve sob orientação do comando nacional no sábado. Eles haviam firmado parceria. Tivemos pouco tempo para organizar tudo diante de uma paralisação”, explica o presidente da comissão eleitoral Adriano Campelo.

O acordo feito com o comando de greve e reitoria implica na reabertura no Restaurante Universitário durante a realização das eleições. Campelo diz que não sabe como o RU irá funcionar a partir de segunda-feira. A previsão é de que em torno de 50 pessoas participem do processo eleitoral entre técnicos e professores. Para votar o aluno deve estar matriculado e freqüentando regularmente um dos cursos oferecidos pela instituição. Oito mesas serão instaladas no campus de Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. O candidato da chapa 1, Mayk Silva, que cursa Medicina Veterinária concorre à reeleição.  Alexsander Rocha é o candidato à presidente do DCE pela chapa 2. Ele e Maria Mariana, candidata da chapa 3 cursam Direito.

 

Sair da versão mobile