Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Enem recebe 45.602 inscrições de estudantes acreanos

A Universidade Federal do Acre deverá criar reserva de 80% das suas vagas aos alunos da rede pública que se submeterem ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), agora única forma de seleção da universidade. A decisão foi anunciada ontem durante reunião entre representantes do Conselho Universitário, da Secretaria Estadual de Educação, deputados estaduais e federais para discutir os critérios que a universidade utilizará na seleção dos candidatos. Na ocasião a Ufac divulgou os números oficiais do Inep indicando que o Enem obteve 45.602 inscrições de estudantes acreanos, o dobro do número de inscritos no Vestibular 2010.

“Tem um número muito expressivo de alunos do interior. A concorrência aumenta, mas agora estudantes de todos os municípios do Estado terão chance de concorrer a uma das vagas porque poderão fazer o Enem em suas cidades”, argumenta diretora de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Grace Gotelip Cabral. Segundo informações fornecidas pela Ufac, um documento elaborado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) foi encaminhado na última quarta-feira ao Inep solicitando a inclusão dos municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão no Enem. O exame realizado no Acre não contempla alunos de fora do Estado já que a Ufac não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Do total de inscritos no Enem, 32.241 alunos acreanos já concluíram o Ensino Médio, 1.218 são considerados “treineiros”, 742 inscritos são de escolas privadas e 3.357 são alunos que irão requerer a certificação do Ensino Médio, entre outras especificações. A Ufac deverá publicar até agosto, um edital com os critérios que serão utilizados para o preenchimento das vagas disponíveis para 2012. Durante a reunião também ficou acertado que os alunos de escola pública terão bônus de 5 pontos para disputar vagas de cursos oferecidos em tempo integral como engenharia, medicina, enfermagem e veterinária.

Sair da versão mobile