Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Feira de Saúde e pré-conferência no Tucumã

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  abriu nesta sexta-feira, 3,  a terceira Feira de Saúde, evento que antecede a  Pré-Conferência Municipal de Saúde  realizada na Escola de Música do Tucumã.
Feira_de_saude
A Feira de Saúde conjunto de ações de prevenção, consulta e exames laboratoriais e prestação de serviços ligados ao desenvolvimento social e cidadania, como a atualização do cadastro no programa Bolsa Família.  Na primeira feira ocorrida na semana passada no Calafate, foram  realizados 1.850 atendimentos, e na segunda, no Centro Poliesportivo Mathias, no Aeroporto Velho, foram mais de 2.000 procedimentos.

“Algo interessante nesta edição da feira é a grande presença de estudantes das escolas da região”, observou Osvaldo Leal, secretário municipal de Saúde. Pediatras, clínicos-gerais e  ginecologista realizaram as consultas. Se necessário, o morador pôde agendar consulta no Hospital das Clínicas. O laboratório realizou dez exames.  Mais 100 profissionais, além de parceiros da sociedade civil estiveram trabalhando para oferecer o melhor serviço àquela comunidade.

Além disso, vinte e seis instituições ligadas à Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades)  vem apresentando em todas as feiras  as atividades e atendimentos na área de saúde que são disponibilizados a população em geral. Em quiosques que foram instalados sob uma tenda, cada organização associada à Cades pôde mostrar como é o seu trabalho.

O centro de saúde do Tucumã levou todas as suas atividades para a  Feira,  juntamente com  as áreas de técnicas da Secretaria Municipal de Saúde  na realização de vários exames e procedimentos: PCCU, teste hanseníase, HIV,  hepatite, glicemia, informação sobre métodos contraceptivo, saúde bucal, informação DST/Aids, orientação sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial,  todas as vacinas, confecção do Cartão SUS, tabagismo,  informação sobre combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, leishmaniose, zoonoses. Participaram também organismos como Ouvidoria, Humanização, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Popular de Saúde (COPS).

Preparando a Conferência Municipal de Saúde
E à tarde, comunidade, usuários e gestores puderam debater os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) através da pré-conferência de saúde, evento preparatório à Conferência Municipal de Saúde. Nessa pré-conferência as pessoas puderam  manifestar-se quanto ao trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, reivindicar melhorias, apontar problemas e propor soluções.

A Conferência Municipal de Saúde está prevista para ser realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho no Teatro Plácido de Castro. Objetivo geral é impulsionar, reafirmar e buscar na efetividade dos princípios e diretrizes do SUS garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.

Busca também avaliar o SUS   e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social no marco do conceito ampliado e associado aos direitos humanos; e fortalecer o controle social no SUS, garantindo formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde. (Assessoria)

Sair da versão mobile