Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fórum de Cidades Fronteiriças Acre/Peru é um marco nas políticas de integração

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim, e prefeitos de oito municípios peruanos assinaram ontem, 10,  a Declaração do 1º Fórum Internacional  de Cidades Fronteiriças Acre-Peru, documento que sintetiza o resultado e as reivindicações dos gestores brasileiros e peruanos reunidos no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) durante os dias 9 e 10 de junho.

Ao final, Angelim avaliou positivamente os debates que se deram durante os dois dias do evento que reuniu prefeitos acreanos e peruanos no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).  “Sozinhos não podemos chegar a lugar nenhum mas junhos vamos vencer a batalha”, disse Angelim, condenando duramente o que considera, no Brasil, de  “legislação atrasada” que impõe sérios problemas à integração internacional. 

A cerimônia de encerramento contou com as presenças do senador Aníbal Diniz, membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado;  do secretário de Industria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Acre, Edvaldo Magalhães; e do deputado federal Sibá Machado, vice-presidente da Câmara Brasil-Peru, além de Nedson Micheleti, consultor da presidência da Caixa Econômica Federal; Maria Lucia Reis, alcadesa de Cobija, capital do departamento do Pando, na Bolívia; Jair Santos, diretor de relações internacionais do Governo do  Acre; Comarci Nunes Filho, subchefe da América Meridional 3 do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; embaixador Félix Denegri, representante do governo peruano; Victor David Shimabukuro, alcaide de Coronel Portillo e representante do governo de Ucayalli; Aldo Khan, alcaide provinçal de Porto Maldonado, capital do departamento peruano de Madre de Dios, onde será realizado o 2º Fórum de Cidades Fronteiriças, provavelmente em setembro próximo.     

Félix Denegri, representante do Ministério das Relações Exteriores do Peru, reafirmou o compromisso de seu país em apoiar todas as políticas integracionistas. “Estar aqui é motivo de satisfação e orgulho, um avanço para a integração de nossos povos”.

A organização do fórum ficou a cargo da Prefeitura de Rio Branco e da Amac. Na prefeitura,  a coodenadoria de Relações Internacionais e o Gabinete do Prefeito, além de várias secreta-rias, trabalharam duramente para realização do evento. O anfitrião do próximo fórum,  Aldo Rengifo Kahn, afirmou ser uma honra que Porto Maldonado  seja sede de um encontro tão importante. “Quero convidar a todos que estejam lá para que juntos possamos avançar ainda mais na integração entre nossos países”, disse o alcaide. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile