Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Friale diz que frentes ‘emendadas’ devem gerar frio durante toda próxima semana

Demorou, mas até que enfim chegou à ‘hora do frio’! E em dose dupla. O meteorologista Davi Friale anunciou ontem que 2 frentes frias polares, emendadas uma com a outra, devem fazer os acreanos tirarem de vez os seus casacos do armário. A primeira deve tomar conta do tempo local já partir deste sábado, acompanhada de céu nublado, chuvas, ventos fortes e quedas na temperatura. Já a segunda deve manter o clima gélido, fazendo com que a onda de frio se estenda durante toda a próxima semana. Ambas devem atingir o Estado inteiro.
Frio-bom
A primeira frente deve ser antecedida na sexta (24) e na manhã de sábado (25) por chuvas generalizadas e vendavais em diversos pontos do Acre. Ela deve ganhar força a partir do domingo, se manter ‘friorenta’ durante segunda e terça e se dissipar na virada pra quarta. Mas o frio não deve dar trégua aos acreanos. Segundo Friale, já na quarta deve chegar a segunda frente e estender a ‘temporada das capas’ até o final da próxima semana.

“Elas devem vir juntas uma com a outra. De agora em dian-te, as friagens começarão a ser mais freqüentes. Havia uma linha de bloqueio no Peru, impedindo-as de chegar ao Acre. Mas agora esta barreira foi deposta, o que deve trazer mais destes fenômenos”, disse ele.

Ainda segundo o pesquisador, a friagem deve provocar temperaturas mínimas variantes entre 14 a 16ºC durante à noite e de até 22º C de dia. Para finalizar, ele contou que na segunda (27) e na terça (28) é quando o frio deverá ser mais intenso.

Sair da versão mobile