Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funai cria regional no Vale do Juruá

A Superintendência da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Acre está implantando uma coordenação técnica no Vale do Juruá. A descentralização é uma reivindicação dos povos indígenas da região, que abrange desde o município de Feijó até Marechal Thaumaturgo. O governador Tião Viana teria se comprometido em ceder uma área para a instalação da nova sede.
Funai
A regional, que abrangem 11 municípios e 33 terras indígenas, faz parte da reestruturação do órgão. O decreto presidencial nº 7026 aprovou o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas da Funai. “Já temos três técnicos designados para trabalhar na nova sede, que será na cidade de Cruzeiro do Sul”, disse o administrador regional em exercício, Juan Scalia.

Além de aproximar as ações do órgão junto às populações indígenas, a descentralização também fortaleceria o controle social.

“Transparência, participação nas deliberações e uma maior cobrança de políticas públicas para o setor seriam, de imediato, as principais vantagens da nova regional”, complementou o indigenista Antonio Macedo, que destacou o apoio do governo estadual e de algumas prefeituras.

A Funai foi criada em 1967. No Acre, ela foi instalada em 1976 com o objetivo de prestar assistência às comunidades indígenas, vítimas das empresas agropecuárias.

Durante muitos anos o órgão se limitou a delimitar terras indígenas e demarcá-las. A assintência médica aos índios sempre foi precária.
A fundação também tinha como preocupação o desenvolvimento de projetos econômicos de base comunitária, principalmente envolvendo atividades agrícolas.

Atualmente a política da Funai é de que não sejam feitos contatos com os índios isolados, apenas os localizando e delimitando a área na qual vivem para impedir a entrada de brancos.

Sair da versão mobile