28 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

28 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Gestores da Saúde recebem oficina de PPI para melhorar integração à rede estadual

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
07/06/2011 - 04:21
Manda no zap!CompartilharTuitar

Os secretários e técnicos de Controle e Regulação das 22 secretarias municipais de Saúde participam desde ontem de uma oficina de atualização da Programação Pactuada Integrada (PPI) de Assistência estadual à Saúde. As aulas de aprimoramento da rede duram 4 dias, indo até quinta-feira (9). O objetivo do mini-curso é alinhar melhor as informações da rede assistencial dos municí-pios com a do Estado. Tal sincronismo resulta numa série de benefícios no atendimento à população, tais como o fortalecimento da atenção básica, dos diagnósticos, otimização de serviços, superação de carências e agilização dos caminhos pela rede de saúde.
Gestores
O PPI é um sistema de aproximação regulatória dos serviços públicos de saúde, instituído desde 2003 pelo SUS e sendo repetidas vezes adotado pelo Estado. Segundo a assessora de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Marize Lucena, o que está sendo feito agora é uma retomada mais forte deste programa, a fim de definir com exatidão tanto os quantitativos quanto os recursos a serem investidos na execução das ações. Em outras palavras, isso significa que os municípios terão mais disposição pra atender no 1º momento e fazer os devidos encaminhamentos.

“A partir daí, as ações de cada unidade hospitalar serão monitoradas para se avaliar quais as suas demandas e até mesmo as suas reais necessidades. Esta oficina de hoje é a 1ª etapa do planejamento de Assistência à Saúde, que será reavaliado a cada 6 meses. Através dele, será garantido mais equidade no acesso à rede de saúde (independente da complexidade do caso), mais transparência dos recursos federais, estaduais e municipais, além de uma organização maior na interação destas redes. No final, quem sai ganhando é a população”, explica ela.

E se depender da participação dos gestores municipais nesta 1ª etapa do planejamento, o projeto do PPI tem tudo pra dar certo. Na avaliação da presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Conseme), Leila Lopes (atuante no Jordão), todos os secretários e seus técnicos de todos os municípios vieram à Capital participar da oficina por entender a suma importância do programa para reconhecer e suprir as necessidades de cada local.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Este sistema deixa toda a nossa atuação bem mais claras. Serve como um guia. Mas ele é bastante complexo. Por isso, é importante que tenhamos oficinas como estas, que sirvam para nos ajudar a superar nossas dificuldades técnicas e nos dê a visibilidade e o conhecimento para fazer um uso integral, interativo e mais dinâmico desta ferramenta”, completa Leila.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Galo sofre, mas garante a vitória e a liderança

Próxima Notícia

Motorista sofre infarto e morre ao volante na AC-40

Mais Notícias

Screenshot
4º destaque

Carro cai em açude na AC-475 e jovem é salva por morador antes de veículo afundar

28/02/2026
Mutirão da Serasa segue até 1º de abril e permite pagamento via Pix com baixa imediata da negativação - Foto: Divulgação
6º destaque

Feirão Limpa Nome no Acre pode beneficiar 286 mil consumidores com descontos de até 99%; veja como negociar

28/02/2026
Foto:  Nico Soto
Destaques Cotidiano

Espetáculo “No Buraco” volta a Rio Branco após temporada no Chile; veja programação deste fim de semana

28/02/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Espetáculo “Encantar” volta aos palcos em Rio Branco e celebra 10 anos do grupo Acrobartes

28/02/2026
Foto: Reprodução
3º destaque

Saiba quem é o perito achado morto perto de ponte em Rio Branco; Polícia Civil se manifesta

28/02/2026
Foto: Pexels
2º destaque

Acre registra 15 mortes por síndrome respiratória aguda grave em 2026, aponta boletim

28/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Motorista sofre infarto e morre ao volante na AC-40

Tião acredita em mediação de Jorge para aprovação do Código Florestal

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre