2 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo condecora religiosos e o presidente da Confederação Nacional do Comércio

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/06/2011 - 18:29
Manda no zap!CompartilharTuitar

O governo do Estado condecorou com a Ordem da Estrela do Acre no grau de comendador, os religiosos frei André Maria Ficarelli e irmã Maria Juliana Ferreira de Souza e o empresário Antônio José Domingues de Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Condecorao
A solenidade foi entregue na noite desta quarta-feira, 8, pelo governador Tião Viana, grão-mestre da Ordem e pela chefe da Casa Civil do governo, Márcia Regina de Souza Pereira, chanceler da Ordem, no salão do palácio Rio Branco.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A Ordem da Estrela do Acre é a mais alta distinção concedida pelo governo do Estado conferida a personalidades ou instituições que sejam consideradas dignas do reconhecimento do povo acreano.

Participaram da solenidade, a primeira-dama do Estado, senhora Marlúcia Cândida de Oliveira Neves, ex-ministro de Estado e ex-senador da República e atual consultor da CNC, Bernardo Cabral, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santiago, o procurador-geral de Justiça, procurador Sammy Barbosa Lopes, padre Mássimo, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, além de demais autoridades e representantes de federações do comércio de diversos Estados.

André Ficarelli é frei da ordem Servos de Maria. Ele é e foi ordenado em Roma no dia 28 de março de 1948. Ele chegou ao Acre em janeiro de 1950 onde permanece até hoje. Foi ele o idealizador e construtor de grandes obras da Igreja Católica no Acre. Uma de suas principais obras é a catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco. Também foi construído por ele os colégios São José, também no centro e Imaculada Conceição, no Segundo Distrito.

A irmã Maria Juliana é um exemplo de dedicação à causa religiosa. Ela é da ordem Servas de Maria Reparadoras. É cearense e chegou ao Acre com apenas 5 anos. Em fevereiro último, ela completou 99 anos. Irmã Juliana entrou para a congregação ainda muito jovem e, desde então, desenvolve atividades em apoio aos mais necessitados. Ela ajudou a fundar o Instituto São José, entre outras instituições e está há 47 anos atuando no Instituto Imaculada Conceição.

Antônio de Oliveira Santos é natural de Vitória (ES). É formado engenheiro civil e engenheiro eletricista pela Escola Nacional de Engenharia, em 1948. Nesta área, ocupou cargos de destaque na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, na Companhia Ferro e Aço de Vitória e na Vale do Rio Doce. Em 1956, iniciou suas atividades no ramo do comércio atacadista e varejista de materiais de construção, e, em 1968, assumiu a presidência da Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo. Três anos mais tarde, assume a vice- presidência da então Confederação Nacional do Comércio (CNC), até ser eleito, em 1980, presidente da entidade e dos Conselhos Nacionais do SESC e do Senac.

O atual presidente da CNC tem estreita ligação com o Acre. Foi ele quem doou a primeira sede para a Fecomércio e colaborou para o sucesso de atividades desenvolvidas pelas entidades ligadas à CNC no Estado.

O governador Tião Viana disse que “a gratidão é o sentimento mais bonito que existe”. Ele afirmou que, com as condecorações, o governo do Estado está demonstrando gratidão à pessoas que vivem em santidade no Estado por muitas décadas. “Ter o frei André e a irmã Juliana ao nosso lado muito nos honra e engrandece o nosso Acre”, afirmou.

Quanto a Antônio de Oliveira Santos, Tião Viana disse que ele tem demonstrado solidariedade a um Estado amazônico como o Acre e tem ajudado a formar milhares de jovens através da cooperação do Sistema S.

A irmã Juliana disse que se sentia honrada com a comenda. “Eu me sinto honrada e dou graças a Deus por estar aqui no meio de vocês”, disse a religiosa.

O frei André Ficarelli disse sentir-se muito emocionado pela condecoração que recebia. Ele disse não saber o que fez para merecer tamanha honraria. “Eu apenas cumpri com minha obrigação de padre, procurando sempre estar ao lado dos pobres e dos mais necessitados e procurando dar bom exemplo a todos”, afirmou.

Antônio de Oliveira Santos disse que a homenagem lhe tocava muito e que estava muito emocionado por recebê-la. Ele afirmou que o Acre é um Estado exemplo para o Brasil. “Fiquei muito tocado ao receber essa homenagem. Vir aqui para ser homenageado é algo que muito emociona. Na verdade, nós é que devemos homenagear o Acre e o povo do Acre, pois vocês estão construindo uma coisa que é exemplo para o país. Que o Brasil inteiro seja igual ao que é o Acre devidamente ampliado”, agradeceu. (Agência Acre)

Condecorao_2

Condecorao_3

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Catadores de lixo serão beneficiados com programa de carrinhos elétricos

Próxima Notícia

Evo aprova lei que permite legalizar carros roubados

Mais Notícias

Lua de Sangue registrada durante um eclipse lunar total.
6º destaque

Com até 96% da Lua encoberta, Acre terá a melhor visibilidade do Brasil para eclipse lunar; veja horário

02/03/2026
Foto: Walcimar Júnior
2º destaque

Semana começa com calor de até 34ºC e chuvas diárias no Acre; Rio Acre pode ultrapassar 10 metros

02/03/2026
Foto: CSP-Conlutas
Geral

Conheça as leis que ampliam a rede de apoio e rigor penal contra a violência doméstica no Acre

02/03/2026
Foto: Arquivo/Secom
Geral

Acre registra um dos menores rendimentos domiciliares do país, aponta IBGE

02/03/2026
Roda de Autogestão do Comitê de Cultura Acre (Foto: Neilson Abdallah)
Geral

Comitê de Cultura Acre mobiliza artistas do interior com rodas de conversa sobre autogestão; Porto Acre recebe ação hoje

02/03/2026
Foto: © Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Destaques Cotidiano

Opinião: Futebol, responsabilidade social e violência contra mulheres; reflexões necessárias

02/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Evo aprova lei que permite legalizar carros roubados

PRF apreende 800 pacotes de cigarro contrabandeados

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre