Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Greve dos servidores da Ufac chega ao 12º dia sem previsão de terminar

A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre chega hoje ao 12º dia sem previsão de ser encerrada. Ontem, o comando de greve visitou o núcleo da Ufac em Cruzeiro do Sul para mobilizar os trabalhadores em torno do movimento. A paralisação nacional que iniciou com a adesão de 34 instituições federais de ensino ontem contabilizava a participação de 44. Há indicativo de que até segunda-feira, 20, este número aumente para 50 instituições em greve. Até agora foram marcadas oito reuniões do Comando Nacional com o Ministério do Planejamento, que não compareceu a nenhuma.
Greve1806
Os trabalhadores reivindicam discussão sobre projeto de Lei Complementar nº 549 que poderá congelar os salários por 10 anos, reposição de perdas salariais que atingem, segundo cálculos do Dieese, em torno de 16%, ganho real de 5%, reorganização da carreira, fim dos serviços terceirizados, realização de mais concursos públicos para o provimento de cargos, pagamento de insalubridade e do VCB (Vencimentos Básicos Comprovados), além de exigirem mais investimentos do Governo Federal em educação superior. A greve cobra ainda racionalização dos cargos das classes A e B/C e D referente a perdas entre os anos de 2005 e 2007.

A greve, que começou no Acre no dia 6 de junho, afeta a rotina dos estudantes que não podem usar os serviços do Restaurante Universitário, Biblioteca e coordenações de curso. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest/AC) afirma que a adesão ao movimento é total. Funcionam em sistema de excepcionalidade, cumprindo a determinação legal de 30% de serviços essenciais, a vigilância, setor financeiro e núcleo de tecnologia. Continuam em funcionamento as atividades marcadas antes da paralisação.

Mesmo com o Restaurante Universitário fechado, o comando de greve decidiu atender com refeições a partir de segunda-feira 224 alunos comprovadamente carentes. “São bolsistas que receberam a visita de assistentes sociais e que não têm condições de pagar R$ 5 no almoço servido nos outros restaurantes”, explica o presidente do Sintest, Aldemar Araújo, o Dema. O serviço de limpeza da universidade, segundo a reitora Olinda Batista, é terceirizado e não foi prejudicado. O movimento nacional organiza para depois do dia 7 de julho uma marcha em Brasília que deverá reunir representantes das instituições federais de todo o país caso não haja avanço nas negociações até esta data. 

Conselho Universitário da UFAC  decidirá sobre a concessão de cotas
Desde a última segunda-feira, 13,  a Universidade Federal do Acre, por meio da sua administração superior, assessores, deputados federais e estaduais e representantes da sociedade, discutem propostas para concessão de cotas de acesso ao ensino superior,  para segmentos (índios, negros, alunos oriundos da escola pública) da sociedade que poderão ser contemplados.

O assunto continua em discussão e somente no Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, ocorrerá a decisão de como se dará o processo da concessão de cotas  A partir de 2012 a Ufac utilizará as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso nos seus cursos, respeitando-se a inscrição dos interessados no Edital da instituição que será publicado ainda esse ano. Para o concurso, no Estado do Acre, 37.526 candidatos se inscreveram, 19.326 a mais que os inscritos no último vestibular. (Assessoria de comunicação Social – Ufac)

 

Sair da versão mobile