X

Hemoacre quer reforçar coleta para garantir estoque em período de férias escolares

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na próxima terça-feira, 14, será um dia normal de atividades no Hemoacre, que programou intensificar as campanhas de convocação para doação de sangue para garantir estoque capaz de suprir a demanda do mês de julho. Durante o período de férias escolares os estoques caem, segundo dados do Hemoacre devido à ausência dos doadores.

Neste momento, o estoque atual do hemocentro é considerado regular. “Em julho atinge nível crítico”, diz Thereza Cristina Pinheiro, gerente de Assistência à Saúde do Hemoacre. O comparecimento frequente dos doadores impede a situação de carência de sangue. “Por isto é importante doar regularmente”, ressalta a gerente. Homens podem doar  de 3 em 3 meses e mulheres de 4 em 4, em média.

Primeira vez – Quem vai doar pela primeira vez passa por uma entrevista pormenorizada realizada pela equipe de enfermagem para verificar se o candidato atende as condições básicas de doação. Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, saudável, com mais de 50 quilos poderá doar sangue. Não é preciso estar em jejum, desde que não tenha ingerido desde a noite anterior alimentos gordurosos. No dia da doa-ção é preciso levar um documento oficial de identidade com foto. Não podem ser doadores mulheres grávidas ou amamentando, usuários de drogas e pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite há no mínimo 10 anos ou portadoras de doenças infecto-contagiosas. 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: