X

Instituto Ecumênico celebra 100 anos da Assembléia de Deus neste sábado

O Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (IEFP) comemora no próximo sábado (25) os 100 anos no Brasil da Assembléia de Deus, maior grupo protestante do país na atualidade. A celebração será realizada no auditório do Colégio de Aplicação (Centro) e deve reunir diversos segmentos religiosos locais bem relacionados com a Assembléia no Acre (daimistas, espíritas, católicos, além de seguidores do Candomblé, Umbanda e religiões africanas).

A ocasião será marcada pelo realce dos principais cultos e de marcos da história nacional da Assembléia de Deus. Além disso, será encorpada pelo debate de representantes religiosos, como o pastor Eli de Souza (presidente da Ameacre), Denílson Segóvia e Jucenir Bernardino de Farias (segundo maior nome da Assembléia de Deus em Rio Branco), entre outros. O seminário abordará o Pentecostalismo (movimento de renovação cristã) Evangélico.

De acordo com o presidente do IEFP, o ex-padre Manoel Pacífico, a Assembléia de Deus tem sido tão sólida no Brasil durante este centenário que já possui mais de 100 mil templos e 13 milhões de seguidores (6,8% da população nacional). No Acre, apesar de só ter sido trazida em 1943 (tem 68 anos no Estado) a proporção é até maior. São 650 templos (das quais 150 são em Rio Branco) e 30 mil seguidores (quase 10% da população acreana).

“São números que mostram um pouco da força desta religião. Eu acho que hoje vivemos um novo momento de mudanças, e a Assembléia de Deus é como um símbolo disso. É um grupo que se caracteriza por ser humilde e altamente popular. Nas próprias músicas, se percebe muito isso. Enquanto a maioria das religiões vem de cantos lentos da Espanha, Portugal, e da Língua Latina, as da Assembléia são ritmos mais rápidos e alegres. Por isso, creio que teremos um momento célebre neste sábado, todos estão convidados”, chamou o teólogo. 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: