Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Integração comercial é prioridade para “novo momento” da Fecomercio no Acre

A inauguração da sede do “Condomínio do Sistema Federação do Comércio” marca, pelas palavras do próprio presidente da instituição, Leandro Domingos, o “novo momento” do setor de prestação de serviços no Acre. Os empresários que integram a execução das políticas da federação têm uma prioridade atualmente: integrar o comércio em toda região. Garantir a estrutura do Sesc, Senac e Fecomercio no interior é um exemplo. Existem investimentos em Plácido de Castro, Brasiléia, Senador Guiomard, Feijó e Cruzeiro do Sul. A nova sede, orçada em R$ 23 milhões, teve o projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Guilherme Bacchie disponibiliza consultórios médicos, escola, academia e restaurante em 4,7 mil m².
novas1
Na maior cidade do Vale do Juruá, já existe um projeto pronto para ser executado. Orçada em R$ 20 milhões, a unidade do Serviço Social do Comércio em Cruzeiro do Sul vai investir no ecoturismo e no lazer. “Cruzeiro do Sul vai ser a prioridade no interior”, anunciou o diretor nacional do Sesc, Maron Abid. “Estávamos em dívida com a população da região”. Abid tem cuidado ao adiantar detalhes do projeto da unidade do Sesc em Cruzeiro prevista para ser inaugurada em dois anos. Não quer melindrar o setor hoteleiro regional. A previsão é de que os preços das diárias sejam bem abaixo dos praticados no mercado. “Os preços serão mais baratos para os comerciários”, diferencia.

Outra prova de que a interiorização é prioridade está no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O Senac já investe até em Cobija. Orientações ao setor terciário da cidade boliviana já são realizadas. “Há muitos brasileiros que trabalham no comércio de Cobija”, justifica a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles.

A informação de que a BR-364 terá tráfego o ano inteiro movimenta o comércio e obriga as instituições que representam o setor terciário a se reestruturarem. Com a inauguração do “Condomínio do Sistema Federação do Comércio”, a prestação de serviços podem diminuir custos e aumentar a agilidade no fluxo de informação. “Estamos entre os que mais crescem na Amazônia”, constatou o presidente da Fecomercio no Acre, Leandro Domingos, em recente entrevista ao suplemento Acre Economia publicado pela GAZETA.

Formação de trabalhador é desafio
O acreano estuda, em média, 5, 9 anos. Essa situação reflete no setor terciário regio-nal. É um quadro de difícil administração para os integrantes do Sistema Federação do Comércio. “O nível da escolaridade é muito baixo e, muitas vezes, temos que reforçar conceitos básicos para dar se-quência aos cursos técnicos”, informa a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles.

Como usar a estrutura?
Quem passa pela Avenida Getúlio Vargas, anexo à sede do Sesc, vê o “Condomíniodo Sistema Federação do Comércio”. Um imponente conjunto de prédio distribuído em 4,7 mil m². Nesse espaço, estão consultórios médicos, restaurante com capacidade para servir 800 refeições por dia, piscina, quadras esportivas, espaço exclusivo para terceira idade, bar e área verde. “Vamos incrementar os nossos atendimentos anuais em torno de 20 por cento, chegando a realizar seiscentos mil atendimentos por ano”, contabilizou o presidente da Fecomercio, Leandro Domingos.

O espaço é construído com apoio da Confederação Nacional do Comércio e é dedicado ao trabalhador do setor terciário. Usar toda a estrutura com 1,9 mil m² é fácil. Basta possuir a carteira que comprova a relação com o comércio local. A carteira é a senha para a utilização dos serviços, tanto por parte dos comerciários quanto por parte dos dependentes.

novas2
O que tem?
Academia de ginástica (Bloco de Saúde)
Quadras poliesportivas
Casa da Terceira Idade
Campo de Futebol
Quadra de Areia
Palco para espetáculos musicais
Espaço do Coreto
Bar/restaurante
Área Verde (brinquedos, cama elástica etc.)
Piscina
Prédio Administrativo

Sedes do Sesc e Senac serão reformadas
As atuais sedes do Sesc e Senac serão reformadas e ampliadas com foco em Educação e formação profissional. O Sesc voltará a ter os cursos de formação profissionalizante, biblio-teca reestruturada.
O Senac vai ampliar a oferta de cursos. Já existe uma relação de novos cursos que podem ser feitos gratuitamente. A relação com mais de 20 cursos e o que deve ser feito para participar estão no site www.ac.senac.br.

Prestígio marca solenidade de inauguração
A inauguração do Condomínio do Sistema da Federação do Comércio foi marcada por presenças ilustres da política e do setor econômico. O ex-ministro da Justiça do governo de Collor de Melo, Bernardo Cabral, estava presente e destacou a importância da Zona de Processamento de Exportação como um dos possíveis fatores para desenvolvimento econômico da região.

O atual presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antônio Santos também compareceu e defendeu a harmonia entre a aplicação de políticas de desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. “Sem essa harmonia, não há crescimento e o Acre está começando um processo e tem tudo para fazê-lo com os ajustes corretos”.

A prefeita do departamento de Pando, na Bolívia, reconheceu a importância do Sistema da Federação do Comércio para a região fronteiriça. “Se vocês têm uma indústria e um comércio fortes, isso, de um jeito ou outro, nos beneficia na Bolívia também”.

O governador do Acre, Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim também compareceram à solenidade. “O Sistema da Federação espelha o atual momento porque passa o Acre”, comparou Tião Viana.

Sair da versão mobile