22 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPF/AC: Ministério da Justiça viola tratados internacionais barrando e dificultando permanência de haitianos solicitantes de refúgio

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
01/06/2011 - 17:55
Manda no zap!CompartilharTuitar

Recomendações visam regularizar o atendimento dispensado pela Polícia Federal e pelo Conare
Ricardo_MPF
O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC enviou recomendação ao Ministério da Justiça para que se alterem os procedimentos da Polícia Federal e do Comitê Nacional de Refugiados (Conare) quanto à entrada de cidadãos haitianos no Brasil, bem como quanto à concessão de autorização para sua permanência.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A medida foi tomada a partir das informações colhidas durante a audiência pública ocorrida no início deste mês quando foram debatidos os aspectos jurídicos e humanitários dispensados aos haitianos que tem entrado no território brasileiro após o terremoto que atingiu o Haiti em 2010.

Com relação à Polícia Federal, a recomendação foi enviada via Ministério da Justiça para que sejam observados a convenção e o protocolo relativos ao Estatuto dos Refugiados, harmonizando a aplicação das exigências de entrada no Brasil referente ao porte de visto com o instituto excepcional do direito de refúgio.

O que ocorre atualmente, segundo declarado pelos representantes da própria Polícia Federal, é a proibição de entrada dos haitianos, quando o correto para o caso seria o registro, na fronteira, do pedido de entrada, sendo concedido o protocolo que permitiria aos haitianos o trânsito no território brasileiro, bem como a possibilidade de conseguirem trabalho e consequentemente sustentarem a si e seus familiares com dignidade.

A atitude da Polícia Federal ao barrar os haitianos, segundo o apurado, tem estimulado a ilegalidade, fazendo com que estas pessoas procurem grupos que os tragam para dentro do território brasileiro por estradas ilegais, muitas vezes usando rotas do tráfico, cruzando regiões de mata fechada a pé, correndo riscos e tendo que pagar pela ação dos conhecidos coiotes.

À União Federal, que controla o Comitê Nacional para Refugiados, foi recomendado que  sejam adotadas as medidas necessárias para assegurar o célere registro e apreciação do pedido de refúgio formulados pelos cidadão haitianos no Brasil, devendo ser colocada em discussão a possibilidade do enquadramento dessas pessoas na condição de refugiados, tendo em vista serem pessoas que saíram do Haiti mediante grave violação dos direitos humanos já que tiveram seus direitos fundamentais atingidos pelo terremoto e pelas consequências sociais que decorreram da tragédia, como a fome, o desemprego e as condições insalubres do ambiente.

Segundo o informado pela representante do Conare na audiência pública os pedidos de refúgio atualmente são negados pelo órgão e encaminhados ao Conselho Nacional de Imigrantes para que lhes seja concedido o visto de imigrante. A demora na finalização desse processo também se constitui em violação a tratados humanitários internacionais e à lei  9.474/97.

O procurador regional dos direitos do cidadão, Ricardo Gralha Massia, autor das duas recomendações, afirma que o quadro institucional hoje apresentado estimula a atitude dos haitianos de entrarem irregularmente no Brasil, acarretando a maior dificuldade dos haitianos que é a de obter meios de sustento independente de doações ou auxílios de grupos humanitários.

Ainda segundo o procurador, o ideal seria que o Itamaraty passasse a oferecer condições para que o visto de entrada fosse concedido ainda no Haiti, mediante pedido e avaliação da embaixada brasileira naquele país. (Ascom MPF)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

BC: notas danificadas por dispositivo antifurto de caixas eletrônicos não poderão mais ser usadas

Próxima Notícia

Em nota, Diretório Regional do PT/AC manifesta apoio a Siba Machado

Mais Notícias

Foto: Ascom
Destaques Cotidiano

Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre entrega quase 4 mil presentes a crianças em situação de vulnerabilidade

21/12/2025
Foto: Arquivo/Secom
6º destaque

Documentário sobre ritual Huni Kuĩ é exibido neste domingo no Museu dos Povos Acreanos

21/12/2025
Foto: Emely Azevedo/Procon
4º destaque

Quase 40% dos moradores de Rio Branco pretendem gastar menos no Natal de 2025

21/12/2025
© José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Destaques Cotidiano

Reforma tributária: veja o que muda com o projeto aprovado pela Câmara

21/12/2025
Foto: Reprodução
2º destaque

Acre registra mais de 80 casos de estupro em novembro; Rio Branco lidera ocorrências

21/12/2025
Criança com pequenos curativos — Foto: Polina Tankilevitch via Pexels
Destaques Cotidiano

OMS alerta para o grande aumento de coqueluche em todo o mundo

21/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Em nota, Diretório Regional do PT/AC manifesta apoio a Siba Machado

Código Florestal chega ao Senado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre