22 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Netbooks entregues em Feijó e Tarauacá ampliam inclusão digital de alunos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/06/2011 - 04:55
Manda no zap!CompartilharTuitar

O estudante Matias de Oliveira é um jovem de 19 anos, que mora no município de Feijó. Assim como todo estudante, sonha em fazer uma faculdade para ajudar seus pais, que vivem da venda de açaí. Na quarta-feira, 1º, ele e mais 184 estudantes concluintes do ensino médio  da escola José Gurgel Rabelo ganharam uma ferramenta importante para ajudar a conquistar seu objetivo: um netbook do programa de inclusão digital Ensinomedio.ac do Governo do Estado.
Net0406
Para ajudar na renda da família, Matias trabalha com seu pai em sua própria residência na moagem do açaí, segundo ele, o melhor de Feijó. Mas se engana quem pensa que o jovem não reserva tempo para os estudos. A noite, é o momento reservado para suas tarefas, que agora ganhará um reforço com o netbook. “Ele vai me ajudar no trabalho escolar e vai ser um incentivo para eu fazer concursos e o Enem. Estou pensando em fazer algo na área florestal”, revela.

A casa simples e pequena de madeira, onde reside seus pais e mais três irmãos, é muito aconchegante. Dona Tereza, mãe de Matias, não deixa nada fora do lugar, tudo muito caprichado, mas uma coisa tirou a rotina do seu lar nos últimos dias: a ansiosidade do filho com a chegada do netbook. “Quando ele soube que ia ganhar um “computadorzinho” chegou em casa na maior felicidade. Sinto que a situação vai melhorar, pois os três filhos poderão usar também”, diz emocionada dona Tereza.

Em Tarauacá, onde foram entregues na Escola Djalma da Cunha Batista 367 computadores, a alegria dos estudantes também foi compartilhada com os pais. “Eu e  meu filho estamos muito felizes. Isso vai trazer mais conhecimento pra ele. É um grande incentivo do Governo”, comenta seu Sebastião Costa, pai de Juan Jeremias, de 16 anos, que há dias esperava pela máquina para começar a navegar. “Vamos acessar coisas do mundo todo, além de facilitar nossas pesquisas e trabalhos escolares”.

Ao todo, quando forem rea-lizadas todas as entregas, nove mil alunos terão acesso aos net-books, além dos professores que lecionam para o terceiro ano. Os equipamentos vêm com um acervo de mais de 2,5 mil obras literárias, além de vídeos, aplicativos da rede so-cial, ferramentas de produtividade (produtor de texto e planilhas), programas da  TV Escola, tira dúvidas e jogos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Lançado no final do ano passado, o Ensinomedio.ac faz parte da política de inclusão digital promovida pelo Governo do Acre, assim como o Floresta Digital e os Telecentros, que oferecem acesso à internet de forma gratuita. A iniciativa de disponibilizar os nets tem como foco principal estimular os estudantes no processo de aprendizagem, aumentar a taxa de conclusão e reduzir os índices de abandono e repetência neste nível de ensino.

Para o professor de Geografia, da escola Djalma Cunha, os equipamentos em sala de aula trarão uma nova dinâmica e novos desafios para o ensino. “Nossas metodologias vão passar por uma transformação. Nós precisamos nos capacitar e ter vontade de aprender o novo para não ficarmos defasados. Acho que vivemos um momento histórico no Acre. Agora as distâncias não serão mais em quilômetros, e sim em gigabytes”.

Dentro das estratégias da Secretaria Estadual de Educação e Esporte para ampliar o conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores em relação às novas tecnologias, está a capacitação através de oficinas ministradas pelo Núcleo de Educação Tecnológica (NTE). O NTE realizará  oficinas para professores e alunos em todas as unidades de ensino do Estado com profissionais habilitados no sistema operacional do netbook. (Agência Acre)

 

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Jorge Viana preside reunião da Comissão de Defesa Civil do Senado em SC

Próxima Notícia

Governo em parceria com o Banco do Brasil entrega máquinas agrícolas

Mais Notícias

Foto: Assessoria
Geral

Teatro Hélio Melo recebe oficina gratuita de teatro com foco em corpo, voz e ancestralidade

21/08/2025
Foto: Divulgação
6º destaque

Franquia de terror, anime, comédia e nacional; confira as estreias do Cine Araújo em Rio Branco

21/08/2025
Foto: Divulgação
Geral

Saúde de Rio Branco reforça compromisso com a inclusão durante Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

21/08/2025
Foto: Arquivo/TJ-AC
Geral

Estão abertas as inscrições para casamento coletivo em Manoel Urbano

21/08/2025
Foto: arquivo/Secom
1º destaque

Governo amplia isenção de ICMS para bares e restaurantes com débitos antigos

21/08/2025
FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre
NOTÍCIAS

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

21/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo em parceria com o Banco do Brasil entrega máquinas agrícolas

Policial militar mata motociclista atropelada e foge sem prestar socorro

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre