Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Número oficial de inscritos no Enem no Acre será divulgado na terça-feira

Dados parciais divulgados pelo Inep na última terça (7) em caráter de excepcionalidade, a partir de requerimento da Ufac, indicavam que 27.643 estudantes acreanos haviam confirmado  confirmada para fazer a prova do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. O relatório definitivo deverá ser enviado até a próxima terça-feira à Ufac.  O prazo para a inscrição no Enem se encerrou às 22h59 da última sexta (horário local), mas a confirmação se dá somente após o pagamento da taxa de R$ 35,00 que pode ser feito até segunda-feira, 13. Em sua página na internet, o Ministério da Educação divulgou que 6 milhões e 221 mil estudantes se inscreveram para as provas do exame, marcadas para os dias 22 e 23 de outubro. A região Norte registrou 651.995 inscritos.
Enem1206
A Ufac adotou o Enem como única forma de ingresso à instituição a partir de 2012 em maio deste ano e publicou nota informando a população exatamente três dias depois de abertas as inscrições para o exame. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário por 26 votos a favor e 21 contra. A expectativa da administração é a de que esta modalidade de seleção beneficie alunos de todos os municípios do Estado. “Toda a nossa expectativa está na certeza de que o interior tem uma quantidade expressiva de alunos inscritos. Esta é uma forma de inclusão”, defende a professora doutora Grace Gotelip Cabral, diretora de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino. No último vestibular da Ufac em 2010, o total de inscrições chegou a 23.700.

O edital com os critérios para ingresso nos cursos de graduação da Ufac com aproveitamento da nota do Enem ainda publicado pela Universidade Federal do Acre. Na próxima segunda-feira uma reunião entre a reitoria da Ufac, bancada federal do Acre, representantes da Secretaria Estadual de Educação, Ifac e Procuradoria da República será realizada para discutir estes critérios para garantir percentual de vagas e resguardar os direitos dos estudantes acreanos. “A questão aqui não é discutir qualidade de ensino, mas o acesso dos jovens acreanos a essas vagas. Depois do que aconteceu com o vestibular do ano passado precisamos nos prevenir e discutir esses detalhes”, explica a deputada federal Perpétua Almeida.

Exame valoriza currículo do Ensino Médio – Com provas marcadas para 22 e 23 de outubro, o Enem será realizado em 12 mil pontos de 1.599 municípios brasileiros. Serão aplicadas quatro provas objetivas contendo questões de quatro áreas de conhecimento  cujo conteúdo foi abordado durante o Ensino Médio:  Ciências Humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; Ciências da Natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; Matemática e suas tecnologias: matemática. O aluno terá 5 horas e meia para resolver todas as provas do dia.

As provas começam às 13h (hora de Brasília). O Inep calcula que os gabaritos das provas objetivas sejam divulgados até três dias úteis depois da realização do exame. Os resultados individuais poderão ser acessados pelos candidatos na data prevista usando o número de inscrição e senha ou CPF e senha na internet.

Sair da versão mobile