Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PMRB presente no Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais

A Prefeitura de Rio Branco esteve representada no 5º Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais em Relações Internacionais realizado em Salvador (BA)  nos últimos dias 13 e 14 de junho. O evento foi dividido em duas etapas, sendo inicialmente realizado o 11º Seminário de Capacitação em Relações Internacionais e no segundo momento a reunião extraordinária do Fonari.
PMRB1806
O representante da PMRB foi o coordenador municipal de Relações  Internacionais,   Marcus Antonius Bastos. Na ocasião foram apresentadas experiências  dos municípios  brasileiros que utilizam as relações Internacionais como órgão estratégico para promoção e incentivação  do desenvolvimento local. Foram também apresentadas propostas de fortalecimento dos municípios brasileiros em atuação internacional através do acesso à vários órgãos de financiamentos de projetos e programas  que visam  ações de políticas públicas para o desenvolvimento local como por exemplo, o PNUD.

Rio Branco foi citada pelos organizadores do  evento como de suma importância  pela sua posição geográfica e estratégica para os interesses do Brasil face à conjuntura político-econômica  em  nível mundial com a abertura de acesso para a Ásia através do Peru, criando perspectivas de comércio exterior,  crescimento econômico e oportunidades para os municípios, assim como a importância de fortalecimento das relações diplomáticas brasileiras.

Há pouco mais de três meses à frente da CRI, ooordenador Marcus Antonius, destacou o apoio e o incentivo do prefeito Raimundo Angelim e equipe na promoção Internacional do município de Rio Branco, recebendo demandas e visitas das municipalidades dos países vizinhos como Cobija, na Bolívia,  Puerto Maldonado e Pucalpa, no Peru, as quais desejam fazer cooperação de trabalho com Rio Branco tendo como referência as experiências de gestão pública na área de meio ambiente  e a unidade de tratamento  dos resíduos  sólidos do município  (UTRE), trânsito e  plano diretor da cidade. São experiências que eles têm  na gestão  da  atual administração de Rio Branco como referência e desejam implementá-las em suas municipalidades  face as suas necessidades.

Marcus Antonius, ressaltou  ainda, a ousadia da PMRB na  promoção de eventos de cunho internacional como o 1º Foro Internacional de Municípios Fronteiriços Brasil/Peru  realizado há poucos dias  em Rio Branco com a presença de 10 prefeitos  peruanos representantes dos departamentos de Madre  de Diós e Ucayali e ainda a prefeita de Cobija, capital do departamento boliviano do  Pando. “Com a abertura da carretera  interoceânica o município de Rio Branco precisa preparar-se  para aproveitar as oportunidades  que surgirão no âmbito internacional para ampliar  o desenvolvimento local, e o papel da Coordenadoria de relações Internacionais  é o de articular os interesses da municipalidade e levá-la onde ela precisa estar”, disse Marcus. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile