Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura lança programa de readequação da malha viária

A prefeitura, através da Superintendência de Trânsito de Rio Branco (Rbtrans), lançou ontem na Biblioteca da Floresta, o programa de readequação da malha viária de Rio Branco.  Ele visa garantir o direito de mobilidade, propondo modificações no trânsito de regiões afetadas pelo crescimento da frota de veículos, de forma a promover maior fluidez do tráfego. Depois das modificações, as ruas terão sentido único ou de duas vias.
Malha-viaria
Segundo levantamentos da Rbtrans, devido à falta de planejamento, a cidade herdou uma malha viária com distribuição espacial pouco regular, o que, combinado com o fato de grande parte das vias serem estreitas, provoca dificuldade da fluidez do trânsito. “Isso eleva o nível de estresse, além de causar conflitos entre os condutores de motos e bicicletas com os demais veículos”, observou o presidente da Rbtrans, Ricardo Torres.

Entre os anos de 2005 e 2010, a frota de Rio Branco dobrou de tamanho. Até 2015 a previsão é de que chegue a 170.000 veículos. Além da notória falta de recursos, a malha viária atual, segundo levantamentos da superintendência, apresenta problemas com as linhas de ônibus, dificuldades de remoção de comércios, causando pólos geradores de pouca fluidez de tráfego.

Nas ações previstas estão a alteração de sentido de direção, tratamentos dos pontos críticos, deslocamentos de eixos, reprogramação semafórica, revisão de liberdade de convenção, restrição de estacionamento e a implantação de um estacionamento rotativo. Quanto aos números do programa, cerca de 30 pessoas serão empregadas diretamente, 11 bairros abrangidos,  4 regionais atingidas, 1.000 placas utilizadas e 15.000 m² de pintura viária.

 

Sair da versão mobile