Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Presidente da Fieac apresenta balanço de oito anos de gestão

O presidente do sistema da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), João Francisco Salomão, apresentou os números relativos às ações desenvolvidas em oito anos, entre 2003 e 2011, período em que esteve à frente da entidade. Em coletiva à imprensa, Salomão destacou iniciativas realizadas para atender aos interesses do setor e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento so-cial, econômico e ambiental do Estado. Entre as ações citadas está o planejamento estratégico integrado que possibilitou a consolidação das atividades do Sistema Fieac e a elaboração de pesquisas com indicadores industriais.

João Salomão, que será substituído no cargo pelo empresário Carlos Sasai no dia 1º de julho, continuará integrado ao sistema como vice-presidente e segundo diretor-financeiro da Confederação Nacional da Indústria. Ele afirma que será preciso investir para dotar o setor de condições que atendam à demanda de industrialização cada vez mais intensa. “O grande desafio será buscar inovação tecnológica, formação profissional de pessoas que atuam no segmento para acompanhar o desenvolvimento que está chegando”.

Da agenda de articulação empresarial criada durante sua gestão, o presidente da Fieac cita como fundamentais para alicerçar o setor o Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre e os diversos encontros com empresários indus-triais do Acre e de outros estados. Também fizeram parte das iniciativas da Federação das Indústrias agenda executiva cumprida de forma a gerar equilíbrio entre iniciativa privada e gestão pública durante trocas de equipes de governo.

Entre as principais ações de defesa de interesse da indústria do Acre, desenvolvidas paralelamente às atividades institucionais, o empresário citou como de maior relevância a integração entre o Brasil e o Peru, por meio da Estrada Interoceânica, e demais missões empresariais realizadas à China, ao Chile, Colômbia e Panamá. A Zona de Processamento de Exportação simboliza, na opinião do presidente da Fieac, um marco para a consolidação da indústria no Estado e deve estar acima de governo. “Até agora tudo está saindo dentro do planejado e depois de inaugurada vamos trabalhar para que a ZPE seja 100% administrada pela iniciativa privada”.

Sinduscon realiza reunião para transmissão de cargo de presidente
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon/AC) realizou uma reunião com os empresários filiados na noite de quarta-feira, 22 de junho. Na ocasião, foi assinada a ata de transmissão do cargo de presidente entre Carlos Sasai, que esteve à frente da entidade por 17 anos, e o primeiro vice-presidente Carlos Afonso Cipriano dos Santos.

“Agradeço ao Sasai pelo ensinamento que recebi durante os seis anos que fui seu vice-presidente. Com ele aprendi o comprometimento em realizar todos os esforços possíveis em benefício do nosso setor, construção civil, do qual me orgulho de fazer parte. O nosso segmento é a mola propulsora da cadeia do desenvolvimento do nosso Estado”, declarou Carlos Afonso.

Por sua dedicação ao setor, ao qual colocou à disposição 17 anos de sua vida, Sasai foi homenageado pelos empresários filiados com uma placa em agradecimento e reconhecimento por seu trabalho.

“Posso afirmar que foi uma gestão muito tranquila, pois tudo que fizemos pelo setor foi em clima de união e harmonia em prol do crescimento significativo que tivemos ao longo de todo esse tempo. A construção civil é o setor que mais emprega pessoas de baixíssima renda no Estado, o que valoriza ainda mais o nosso trabalho”, agradeceu o ex-presidente do Sinduscon, que a partir de julho assumirá o comando da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). (Ascom Fieac)

 

Sair da versão mobile