Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeira-dama agradece parceiros do Acre Solidário

Um dos sentimentos mais fortes entre os acreanos é a solidariedade. Prova disso foi o sucesso da campanha Acre Solidário, coordenada pela primeira- dama Marlúcia Cândida, com o objetivo de auxiliar as vítimas em Rio Branco da alagação do Rio Acre, ocorrida em março.
Primeira-Dama
Mais de mil famílias foram desabrigadas pela cheia do rio e 653 foram alojadas no Parque de Exposições. Governo Federal, Estadual e Municipal se uniram para prestar assistência aos alojados, que tiveram acesso a alimentação, água potável e entretenimento. Também foi montada uma estrutura para o transporte de pertences e um posto de saúde.

Diante das dificuldades e da realidade social a primeira dama convidou a sociedade civil organizada, reunindo igrejas, bancos, empresas, indústrias e outros voluntários. Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel João de Jesus de Oliveira, logo nos primeiros quatro dias as equipes de assistência verificaram a necessidade de arrecadar leite e fraudas para atender 630 crianças.

Para agradecer o empenho, o esforço e a prestatividade de todos os atores envolvidos na campanha Acre Solidário, a primeira-dama reuniu todos os parceiros numa solenidade no Teatro Plácido de Castro no início da noite de sexta, 10. Foram entregues certificados de agradecimento e reconhecimento público da solidariedade de cada um.

“O acreano mais uma vez revelou seu coração bondoso e demonstrou toda a sua solida-riedade, atendendo a um chamado para ajudar o próximo. A campanha surtiu o efeito esperado”, disse Marlúcia Cândida. A primeira-dama anunciou que novas ações da campanha Acre Solidária estão sendo pensadas e que serão divulgadas durante a Expoacre, feira de negócios e serviços que acontece em julho.

Donativos foram repassados às famílias atingidas pela cheia
As famílias desabrigadas que foram alojadas no Parque de Exposições receberam, ao deixar o abrigo, um sacolão e um kit com produtos de limpeza, item essencial após uma alagação. Cerca de 400 famílias foram abrigadas em casas de parentes ou amigos e também receberam um sacolão e um kit de limpeza ao voltar pra casa.

A campanha Acre Solidário contou com a participação voluntária de muitos jovens, entre eles, acadêmicos da Uninorte e Faculdade da Amazônia Ocidental. Veridiana Pimentel, 19 anos, estudante de Serviço Social da FAAO, foi uma das voluntárias.

Antônio Torres, secretário de Segurança para o Desenvolvimento Social, destacou que a importância da campanha foi fortalecer o sentimento de solidariedade entre os acreanos e demonstrar para as famílias mais carentes que a sociedade se preocupa com elas, que elas têm proteção. (Agência Acre)

 

 

Sair da versão mobile