Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto do MPE promove cultura da paz em concurso de redação

Alunos do Ensino Médio poderão participar de concurso de redação promovido pelo Ministério Público Estadual, cujo objetivo é promover a cultura de paz e combater a violência intra familiar além de estimular o debate entre o público estudantil. O projeto A paz começa em casa lançado nesta terça-feira abre para o debate o tema “A violência doméstica contra a mulher e seus reflexos na família” para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas urbanas de Rio Branco. Na manhã de ontem, professores e diretores das escolas da capital participaram de oficina de sensibilização sobre o tema da redação.

A iniciativa é desenvolvida pela Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do MPE. A partir deste mês, o tema será tratado com os alunos com abordagens durante as aulas de português com a produção das redações. Os professores serão os responsáveis pela seleção dos melhores textos que serão encaminhados à promotoria especializada nos dias 27 e 28 de junho.

 As redações serão analisadas por uma comissão julgadora composta por integrantes da Academia Acreana de Letras que indicarão os três primeiros colocados. A data final do concurso e a divulgação dos resultados deverão ocorrer em julho.

Cultura de paz – A ação do MPE consiste em desencadear atividades paralelas de cunho educativo e preventivo no combate à violência doméstica e contra a mulher. Atualmente tramitam na Vara de Violência Doméstica em torno de 10 mil processos que refletem no Estado a realidade brasileira que indica que uma agressão contra a mulher é cometida a cada 15 segundos no país sendo a maior causa de morte dessa população na faixa entre 16 e 44 anos. As melhores redações serão publicadas em um livro editado pelo MPE.

 

Sair da versão mobile