Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana do Empreendedor cadastra e oferece palestras até sexta-feira

Há 12 anos Leuda Peres comercializa roupas, cosméticos e semi-jóias e pela primeira vez decide conhecer melhor as vantagens de ter o negócio formalizado. Ela foi uma das dezenas de pessoas que procuraram a tenda do Sebrae instalada no calçadão da Rua Quintino Bocaiúva durante a Semana do Empreendedor Individual, que começou ontem e mantém atividades de fomento ao empreendedorismo até a próxima sexta-feira. Ao participar de uma das quatro palestras que serão ministradas ao longo do dia, Leuda descobriu que sairá ganhando ao se inscrever no programa.

“Vou poder comprar melhor, dar mais prazo pros clientes. Estou com a documentação toda em dia, acho que vou conseguir me formalizar”, avalia. Entre as vantagens de se tornar um Empreendedor Individual estão a cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com um custo menor, isenção de taxas para o registro de empresa, opção de vender para as três esferas de governo, acesso a serviços bancários e crédito. Representantes de instituições financeiras participam do evento esclarecendo sobre as linhas de crédito disponíveis para este público.

A comerciante Cirleide da Silva Lima está há três anos instalada em um dos quiosques do calçadão no centro da cidade comercializando roupas, brinquedos e acessórios e acredita que está na hora de se tornar uma empreendedora individual. “Não tenho tempo de sair daqui pra resolver isso, mas agora com o Sebrae aqui pertinho vou regularizar o negócio principalmente pela possibilidade de contribuir com o INSS e ter uma aposentadoria mais tarde, além de poder fazer compra fora do Estado”, planeja.

Até janeiro de 2010, em um ano, 3.550 mil trabalhadores informais atenderam à convocação do Governo Federal e formalizaram a atividade profissio-nal em todo o Estado. O número foi superior à meta estipulada para o Acre. Sem burocracia, todo o processo pode ser feito com a orientação de técnicos do Sebrae ou diretamente pela internet. A simplificação de todo o processo é válida também para a declaração de rendimentos. Este ano, o Sebrae decidiu voltar as ações da Semana do Empreendedor para os negócios já cadastradas. “O objetivo é dar sustentabilidade às empresas criadas, que por falta de experiência na gestão dos negócios correm o risco de não se manter”, explica Jorge Freitas, analista técnico responsável pela orientação empresarial do Sebrae.

O atendimento ao público durante a Semana do Empreendedor Individual é de 8h às 18h. Para se cadastrar é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de endereço atual com CEP. A contribuição mensal, antes de 11%, baixou para 5% e garante para o EI acesso a auxílio-doença, salário-maternidade após carência, pensão, aposentadoria por idade e auxílio-reclusão.

Como aderir ao programa Empreendedores Individuais
* Até sexta-feira na tenda do Sebrae no calçadão da Quintino Bocaiúva
* Na sede do Sebrae, Rua Rio Grande do Sul, Centro
* No escritório do Sebrae localizado na OCA Rio Branco
* Pelo site do programa na internet – www.portaldo empreendedor.gov.br
* Informações podem ser adquiridas pelo Call Center – 0800 570 0800
* Na sede ou no site da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br)

Sair da versão mobile