Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesacre divulga casos de H1N1 no Estado e incentiva a imunização

Na manhã de ontem, 1º, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, deu uma coletiva à imprensa no auditório da Sesacre, para divulgar os dados da vacinação contra influenza, a prorrogação da campanha no Acre e para alertar a população para o aparecimento de novos casos da gripe H1N1.
Sueli-Melo-16
A secretária mostrou preocupação em divulgar as notificações de novos casos da H1N1, para esclarecer à população da importância da vacinação, principalmente pela chegada do período de maior incidência da doença – de maio a setembro.  

Fazendo o comparativo dos últimos anos, a secretária relata que em 2009 foram registrados 179 casos de influenza e cinco óbitos, em 2010 foram detectados três casos e nenhum óbito, em 2011 já foram detectados sete casos.

“No período de março a maio de 2011 foram confirmados seis casos de influenza em Rio Branco e um em Plácido de Castro, já totalizando mais casos do que no ano passado, por isso, para que esse número não aumente, fazemos um chamado para quem ainda não se vacinou procurar as unidades de Saúde”, destaca Suely Melo.

A prorrogação da campanha é importante não só para imunização de H1N1, mas também para outros tipos de gripes. “Essa vacina é trivalente, ou seja, serve para imunizar contra: H1N1, H3N2 e gripes sazonais. O período de vacinação foi prorrogado para que o público alvo, que são pessoas a partir de 60 anos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e profissionais da Saúde, sejam imunizados”, enfatiza Suely Melo.

Até o momento da coletiva, a cobertura vacinal era de 78%. Dados atualizados no início desta tarde informam que 80,06% de cobertura do público alvo já foram alcançados, ultrapassando a meta aceitável estabelecida pelo Ministério da Saúde. No entanto, a campanha continua até 10 deste mês, pois a expectativa é alcançar o maior número possível desse público.

“O Governo está oferecendo todo o suporte para a campanha, capacitando os profissionais e dando atenção prioritária aos postos sentinelas – que são aqueles que apresentam um grande número de registro de casos das gripes. Assim, conseguimos ultrapassar a meta de cobertura vacinal, atingindo mais de 87 mil pessoas e esperamos aumentar ainda mais o número,” informa a secretária.  (Assessoria Sesacre)

 

Sair da versão mobile