Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Uma creche inspirada pela solidariedade humana

Quando bem utilizada a política pode ser um instrumento importante para sustentar iniciativa transformadoras da própria sociedade. Um exemplo é a Creche Coração de Jesus, no bairro Airton Sena, em Rio Branco, que teve sua nova sede inaugurada, ontem, pelo governador em exercício César Messias (PP). A entidade surgiu da promessa de uma moradora que queria engravidar. Maria Julia, de 29 anos, não tinha filhos e prometeu que se conseguisse realizar o seu desejo cuidaria de crianças carentes.
Cezar306
Maria Júlia teve uma menina atualmente com seis anos de idade e cumpriu a sua promessa. “A creche começou na minha casa há quatro anos. Era um espaço pequeno com apenas três cômodos em que acomodávamos 68 crianças. Mas um dia o deputado Jonas Filho (PT) foi fazer uma visita e ficou comovido. Resolveu alugar uma casa maior para a gente poder ajudar as mães do bairro que saem para trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. Nos três primeiros anos passamos muitas dificuldades, mas fomos conseguindo parceiros e melhorando a nossa situação. A minha maior inspiração veio da minha mãe que trabalhava como voluntária nos seringais do interior junto com o padre Paulino”, revelou.

Indagada se pretende iniciar alguma carreira política por ter se tornado muito conhecida na vizinhança, Maria Júlia nega. “Nunca pensei em política porque o meu trabalho é feito com amor e sem nenhum interesse que não seja ajudar os meus semelhantes. Tenho dificuldades e tem dia que bate um desespero, mas nessa hora conto com a ajuda de Deus para me fortalecer. Quem quiser fazer um trabalho desses tem que vir desinteressado. Se tiver outras intenções é melhor não fazer”, alegou.

A responsável da Creche sonha com um espaço ainda maior para receber mais crianças. “A maioria são filhos e filhas de mães diaristas que precisam. Fico feliz do meu trabalho estar sendo reconhecido e ter conseguido o apoio da primeira-dama Marlucia Cândida e do deputado Jonas Lima e outros parceiros como a Igreja Católica e a Maçonaria. Só não tenho mais crianças por falta de condições. Todos os dias vá-rias mães me procuram para colocar seus filhos na creche. Mas temos um projeto para construirmos uma sede própria que vai permitir acolhermos muito mais crianças”, argumentou.

Satisfeito com o novo espaço da creche, Jonas Lima, explicou porque resolveu ajudar. “Quando fiz uma visita à casa da Júlia e vi 68 crianças num espaço mínimo, mas todas muito bem cuidadas, fiquei sensibilizado. A Júlia estava lutando sozinha pelas pessoas mais carentes do bairro. Inclusive, pretendo ajudar outras iniciativas. Em Mâncio Lima, a cidade em que nasci estou criando uma escola de computação para jovens carentes que será inaugurada no dia 15 de agosto. Também estou auxiliando a construção de uma creche no bairro do Alumínio, em Cruzeiro do Sul. Este mandato foi me dado por Deus e é uma oportunidade para ajudar as pessoas que precisam. Vou me dedicar a ajudar o Governo do Estado, mas sempre auxi-liando na parte social”, afirmou.

A participação da sociedade
O governador em exercício estava entusiasmado com os resultados do trabalho da Júlia. “Esperamos que esse gesto se multiplique para que a gente possa ajudar a cuidar das nossas crianças. Toda ação na área social precisa ter o envolvimento da sociedade. Não podemos deixar só para o poder público. Se as igrejas e os sindicatos começam a ter iniciativas como essas fica mais fácil para o Governo auxiliar porque isso faz com que as coisas dêem certo. Aprendi isso com as várias creches que ajudei a construir e os projetos de entidades que apoiei quando era prefeito de Cruzeiro do Sul. Construímos cinco creches com a capacidade de atender 200 crianças em cada uma, fora as pequenas. Cuidar das crianças é garantir o futuro das novas gerações de acreanos”, finalizou Messias.

Sair da versão mobile