Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre quer imunizar 81 mil crianças contra a poliomielite

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, a ser realizada hoje em todo o país, pretende alcançar no Acre cerca de 81 mil crianças entre 0 a 5 anos. Iniciada na terça-feira, 14, para cobrir as áreas de difícil acesso do Estado e atingir a meta do Ministério da Saúde, a campanha pretende imunizar ainda crianças de um a sete anos incompletos com a vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola. Ontem, a secretária de Saúde, Suely Melo, lançou a campanha no município de Xapuri.
Vacinao
Toda a estrutura conta com a atuação de 1.250 profissionais de saúde tanto do quadro do Estado quanto do município com 290 postos fixos e móveis para atender a capital e zona rural. Centros de saúde e postos volantes como escolas, creches, associações de bairros e até supermercados estarão preparados neste sábado para atender à população. Além das vacinas contra a pólio e tríplice viral, as unidades de saúde estarão aptas a realizar a multivacinação, quando as crianças poderão colocar em dia as vacinas em atraso. “É só levar a carteira de vacinação da criança para atualizá-la”, garante a secretária de Saúde, Suely Melo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a cobertura vacinal é de 95%. No Acre, o índice representa 77, 2 mil crianças.

Há 20 anos, o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite. Por este motivo recebeu da Organização Mundial de Saúde, em 1994, certificado de eliminação da doença. As campanhas de vacinação são realizadas porque o vírus ainda permanece ativo em outros 26 países. Segundo dados do Ministério da Saúde, os bebês devem receber doses da vacina contra a poliomielite aos 2, 4 e 6 meses e aos 15 meses os pais devem buscar o reforço, mas todas as crianças até 5 anos devem tomar as duas doses durante as campanhas nacionais.

Segunda etapa – A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no dia 13 de agosto em todos os estados e municípios brasileiros, destinada a crianças entre 0 e 5 anos. A campanha de seguimento contra o sarampo acontece de 13 de agosto a 16 de setembro em todos os municípios do Estado.

Sair da versão mobile