Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Internos rendem sócio-educador e fogem da Pousada

A fuga de 9 adolescentes internos do Centro Sócio-educativo (Pousada do Menor) aconteceu na noite da última terça-feira, 6. Usando uma toalha, os menores de um alojamento conseguiram quebrar a grade e entrar no corredor, onde renderam um sócio-educador e conseguiram empreender fuga. Haviam 10 menores no alojamento, mas um deles se recusou a fugir junto com os demais.
Fulga0806
Segundo informações dos agentes sócio-educativos de plantão, os adolescentes fizeram uma espécie de ‘torquete’ para forçar as grades. Eles conseguiram entortar uma delas, por onde tiveram acesso ao corredor, em seguida, ao pátio externo e pularam o muro.

Após a fuga, os próprios sócio-educadores saíram em perseguição aos foragidos. Com ajuda da Polícia Militar, quatro foram logo recapturados e reconduzidos à Pousada. No final da tarde de ontem, mais um deles foi recapturado pela polícia, através de informações dos seus familiares.

O presidente do Sindicato dos Sócio-educadores, Betho Calixto, esteve no prédio do Centro, onde reclamou a falta de condições para trabalhar no local. Segundo ele, são apenas 10 agentes para manter a segurança de cerca de 100 internos.

Nos últimos 15 dias é a segunda vez que os menores tentam fugir. A primeira aconteceu há 2 semanas, quando os adolescentes realizaram um motim, controlado pela Polícia Militar.

Nota de Esclarecimento
 No dia 6 de junho de 2011, por volta das 21h30min, nove adolescentes da Unidade de Internação Provisória/UIP empreenderam fuga, tomando rumo ignorado.

A Polícia Militar foi imediatamente acionada para realizar as buscas. Até o presente momento, cinco adolescentes retornaram àquela Casa.

 Ressaltamos que as famílias dos adolescentes envolvidos e o Juízo da 1ª Vara da Infância e Juventude já foram devidamente informados da ocorrência.

 A equipe da Corregedoria Administrativa do ISE/AC está investigando os fatos.

Sair da versão mobile