Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados do Acre se encontram hoje com o presidente Senado

Uma comitiva com cerca de 20 presidentes de Assembléias Legislativas de vários estados brasileiros terão uma audiência hoje à tarde com o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP). Capitaneados pelo presidente da Unale, deputado Luiz Tchê (PDT) os parlamentares estaduais vão reivindicar maiores direitos de legislar. “Entregaremos os decretos legislativos aprovados nas Casas. Precisamos de treze Assembléias mais uma e nós temos mais do que isso. Pediremos ao Sarney para que nos devolva o poder de legislar nas questões das emancipações dos municípios, transportes, saúde e educação”, disse Tchê.
Tche-voltar
A comitiva em que estará também o presidente da Aleac, Élson Santiago (PP), terá a missão de convencer Sarney. “Acredito que o presidente do Senado será sensível as nossas reivindicações endossadas pela Unale. Se num determinado prazo não formos atendidos vamos fazer uma marcha dos deputados estaduais à Brasília para exigir os nossos direitos”, alegou.

Um dos pontos mais importantes da pauta de negociação se refere à legislação dos limites entre os estados e a criação de novos municípios. “Se formos atendido teremos novos municípios no Acre. A discussão é que, principalmente, nos estados do Norte e Nordeste existe uma demanda para a criação de novos municípios. No Acre temos os casos de Campinas, Humaitá e Santa Lúzia (no Juruá). Quanto aos limites Extrema (RO) e Nova Califórnia (RO) na divisa de Rondônia utilizam os serviços públicos do Acre e, no Pará, há um caso de um distrito que fica a mil quilômetros da sua sede. Dessa maneira as populações ficam totalmente desassistidas. É preciso um olhar diferente para o Norte e o Nordeste porque no Centro-Sul não existe mais esse tipo de problema”, finalizou.

Sair da versão mobile