Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano visita Defensoria Pública

 Numa visita de cortesia marcada pela descontração e a troca de impressões, o deputado Flaviano Melo (PMDB) esteve esta semana na Defensoria Pública do Acre onde teve uma longa conversa informal com o chefe da Casa,Dion Nóbrega Leal. No encontro, Dion Leal aproveitou  para falar dos atuais desafios e as novas necessidades da Defensoria que contou com uma emenda individual de  Flaviano Melo para o Orçamento de 2010 no valor de R$ 100 mil. Para o deputado, a Defensoria Pública do Estado  realiza um trabalho indispensável, ”de levar assistência jurisdicional a quem mais precisa,justamente os mais carentes”.

 De acordo com o deputado acreano, a emenda teve um valor ainda mais especial, já que foi destinada especificamente para o atendimento a cidadãos que não podem se locomover. Com isto, segundo Flaviano, a Defensoria facilita ainda mais a vida de quem, por um motivo qualquer, teve problema com o aparelho locomotor e precisa de um auxílio extra para o deslocamento a fim de gozar dos serviços prestados pela Instituição. ”Tudo o que for feito pela Defensoria beneficia diretamente a população que mais precisa”.

Atualmente ,segundo Dion Leal, a Defensoria do Estado procura sanar algumas de suas necessidades mais urgentes como o ingresso de mais defensores,o aumento do número de assessores jurídicos para auxiliar nos processos e um duodécimo maior para fazer frente às necessidades mais imediatas.”Além disto,a Defensoria carece estruturar seus prédios no interior para atingir o cidadão que vive nas regiões mais distantes do Estado e precisa de assistência jurídica”. Para atingir  a um número cada vez maior de atendidos, a Defensoria tenta ainda integrar a informatização completa  de seus serviços. Hoje, atende em média cerca de  100mil pessoas/ano num universo de 600 mil habitantes do Estado.

 O deputado Flaviano Melo disse , por fim, que se sentia feliz de poder ajudar de forma direta e objetiva , “uma Instituição que presta serviços  tão essenciais  em todo o Estado”.E se colocou mais uma vez  à disposição para contribuir de maneira eficaz  em tudo o que for necessário em nível político e pessoal. Segundo ele, a Defensoria age diretamente no resgate direto da cidadania ao contribuir para levar o Direito e a justiça a todos os acreanos,”em particular aos que realmente não tem acesso nem condições de bancar advogados para fazer respeitar seus interesses mais legítimos”. Hoje, a Defensoria do Estado trabalha para se estruturar dentro do sistema penitenciário e renovar seus convênios com órgãos federais para ter mais estrutura para trabalhar.  (Assessoria)

 

Sair da versão mobile