Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana preside reunião da Comissão de Defesa Civil do Senado em SC

 A Comissão Especial de Defesa Civil do Senado, presidida pelo senador Jorge Viana, reuniu-se ontem, 3, em Florianópolis, com representantes de órgãos de defesa civil dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para ver de perto como cada administração enfrenta situações de emergência e calamidade, como estiagens e enchentes, e, se necessário, propor mudanças no Sistema Nacional de Defesa Civil. A Comissão deve visitar todas as regiões do país e apresentar propostas em 90 dias.
Senadores-0406
Segundo Jorge Viana, as diligências às diversas regiões do país são uma oportunidade de identificar problemas específicos e replicar para o resto de país o máximo possível das soluções regionais. Ele citou o caso dos bombeiros voluntá-rios, iniciativa da sociedade civil típica da região sul, como exemplo do que precisa ser levado para outros estados.

O senador acreano considera que o ideal seria coordenar os mecanismos mais eficazes para o enfrentamento de situações de emergência e desastre que cada unidade da federação tem e criar uma estrutura única, com raio de ação em todo o território nacional. Cada vez que surgisse uma emergência, essa força seria mobilizada de forma conjunta e de acordo com a especialidade de cada estado, acrescentou.

A discussão em Florianópolis incluiu temas como orçamento para defesa civil e fontes de financiamento (seguros, doações, orçamento); fortalecimento do sistema de defesa civil nacional; planos nacionais para problemas comuns (estiagens ocorrem em vários locais do país); grande investimento em tecnologias e em capacitação de recursos humanos para monitoramento e alerta. (Assessoria)

 

Sair da versão mobile