Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana propõe Dráuzio Varella para depor no ciclo de audiências sobre o novo Código Florestal

 A Comissão de Meio Ambiente aprovou ontem, 14, o nome do oncologista e escritor Dráuzio Varella como um dos participantes do ciclo de debates destinado a coletar subsídios para o aperfeiçoamento da reforma do Código Florestal. A indicação foi feita pelo senador Jorge Viana (PT), relator no novo Código no Senado.

A justificativa é a de que o médico paulista acumulou significativo conhecimento sobre a floresta amazônica ao coordenar um projeto de pesquisadores da Universidade Paulista que busca localizar e avaliar a diversidade de vida na selva e estudar as suas possibilidades farmacológicas. Por isso, pode dar uma boa contribuição para o aprimoramento do novo Código.

O senador  acreano defende que o Senado Federal inclua, na discussão do Código Florestal, temas que ficaram de fora do projeto aprovado na Câmara dos Deputados. Relator da matéria na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o parlamentar citou, entre esses temas, a própria questão das florestas.

Para o ex-governador do Acre, é preciso que o Código traga “sinais concretos” para que a floresta seja vista como um ativo econômico importante, como parece ser o desejo da sociedade. Embora tenha dito que não quer entrar agora propriamente no mérito da questão, o relator adiantou ainda que pretende trazer para discussão no projeto soluções melhores para as questões das cidades e das mudanças climáticas.

Sair da versão mobile