Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana saúda lançamento do Minha Casa, Minha Vida 2

Em pronunciamento nesta quinta-feira (16), o senador Jorge Viana saudou o lançamento pela presidente Dilma Rousseff do programa Minha Casa, Minha Vida 2, que prevê investimentos de R$ 71 bilhões para a construção de unidades habitacionais a famílias que recebem até R$ 1.395 mensais.

Jorge Viana ressaltou que no Brasil 8 milhões de famílias não têm moradia adequada. Em sua avaliação, o Minha Casa, Minha Vida 2 deverá repetir o desempenho da primeira versão do programa, lançada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que colaborou para a construção de um milhão de unidades habitacionais e a geração de mais de 15 milhões de empregos com carteira assinada em todo o país.

O senador ressaltou que o Minha Casa, Minha Vida 2 se dirige diretamente à mulher, que não precisa mais do aval do marido para a inclusão no programa, cujas diretrizes deverão ser revistas pelo governo em um ano, o que poderá resultar na inclusão futura de novas unidades habitacionais.

Jorge Viana salientou que a construção civil e o turismo são os dois segmentos que mais abrem oportunidades de mão de obra no país, tendo em vista que a qualificação profissional pode ser obtida rapidamente, o que colabora para a inclusão das pessoas nessa cadeia produtiva.

O parlamentar registrou, ainda, que, em decorrência da primeira versão do programa habitacional, as empresas de construção civil tiveram que desenvolver tecnologias para trabalhar com custo baixo, como forma de atingir as famílias de baixa renda.

Em aparte, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) lembrou que o programa também prevê a construção de moradias na área rural, o que mostra para a sensibilidade social do governo.  (Agência Senado)

Sair da versão mobile