Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Peixes da Amazônia S/A deve produzir 100 mil toneladas por ano

O Governo do Acre realizou no fim da manhã de ontem o lançamento da pedra fundamental do Complexo Agroindustrial de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A. O empreendimento é composto por um frigorífico, um centro de alevinagem e uma fábrica de ração. Está localizado às margens da BR-364, em uma área de 68 hectares, próximo ao Igarapé Iquiry. A previsão é de que a unidade seja inaugurada em seis meses. Na solenidade, deputados estaduais e os parlamentares federais Perpétua Almeida (PCdoB), senador Aníbal Diniz (PT) e o governador Tião Viana relataram a importância do investimento de R$ 40 milhões do Governo em consórcio com iniciativa privada e central de cooperativas de piscicultores.
Piscicultura666
“Nosso empreendimento é diferente porque prevê a participação dos pequenos piscicultores”, explicou o governador Tião Viana. “Temos os grandes produtores também, para dar sustentabilidade econômica, mas sem a participação dos pequenos o investimento não teria sentido”. Por meio da Agência de Negócios do Acre, o Governo do Acre é um dos 18 empreendedores associados.

O presidente da Central de Cooperativas Acre Peixes, Sansão Nogueira, reforça o discurso oficial. “Isso vai marcar uma nova realidade para os pequenos piscicultores”. Para o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, “a história econômica do Acre será outra a partir do trabalho desenvolvido neste complexo”.

A meta para o empreendimento é beneficiar até 100 mil toneladas de peixe por ano. É um número ousado. Os técnicos em pesca presentes à solenidade que conversaram com a equipe de A GAZETA foram unânimes na desconfiança sobre o cumprimento dessa meta. No entanto, todos foram unânimes em reconhecer que o arranjo organizacional “foi o ideal”.

Andritz deve implantar a fábrica de ração
No início da semana, representantes no Brasil da indústria de pesca norueguesa Andritz estiveram no local onde será construído o Complexo Agroindustrial de Piscicultura. A passagem discreta dos executivos da empresa tem motivação mercadológica. Querem discrição para, de fato, conquistar os acionistas.

A Andritz é uma referência mundial na concepção e montagem de empreendimentos como o que está sendo executado no Acre. A empresa foi criada na segunda metade do século XIX com foco na engenharia de pesca. A escolha da empresa é consequência da viagem que uma comitiva acreana fez a Bruxelas na “EuropeanSeafoodExhibi-tion”, a maior feira mundial de comércio pesqueiro do mundo.

 

Sair da versão mobile